4

14

R

E

G - 
6

2

0.0
0

5

 - C
O

PY
R

IG

H

T - B

0

0

1

A precisão do posicionamento requer quer a parte que está sendo radiografada seja corretamente 

posicionada de forma que a incidência ou posição específica realizada visualizará a parte do corpo 
precisamente conforme planejado.

Obs: a técnica radiográfica e o movimento do paciente durante o exame também são fatores 

que influenciam na qualidade da radiografia.

4.1 - Identificação da Radiografia

A identificação de uma radiografia deve ter no mínimo a data e o número do paciente. Em alguns 

serviços de radiologia poderemos encontrar um identificador automático. Este dispositivo requer um 
chassi especial que contém uma janela em um dos cantos, protegida por uma janela de chumbo que 
mantém virgem aquela parte do filme para posterior marcação. Após a exposição, antes da revelação, 
o chassi, com a janela voltada para o identificador, deverá ser inserido no mesmo para marcação 
dos dados do paciente. Não vamos tratar aqui a metodologia de identificação das radiografias pelo 
“BONTRAGER” que utiliza métodos canadenses e americanos o qual difere em vários pontos dos 
métodos brasileiros. Uma identificação correta diz que o numerador deve estar a direita do paciente 
ou da parte a ser radiografada e a esquerda no momento de observação da radiografia. Observação 
esta feita a partir da posição anatômica. Abaixo além das identificações AP, PA, LATERAL (PERFIL) 
e OBLÍQUA
, vamos também identificar quanto à posição ortostática, em decúbito e ainda quanto à 
entrada do RC (raio central).

AP – numerador em AP à direita do paciente ou da parte a ser radiografada; se for em ortostática 

na parte superior do chassi, e em decúbito na parte inferior do chassi.

PA – numerador em PA à direita do paciente ou da parte a ser radiografada; se for em ortostática 

na parte superior do chassi, e em decúbito na parte inferior do chassi.

LATERAL OU PERFIL (esquerdo ou direito) – numerador em PA do lado direito do chassi (na 

visão do operador); se for em ortostática na parte superior do chassi, e em decúbito na parte inferior 

do chassi.

Figura 4.0

Rotação