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Noções Básicas e Lei Regulamentadora

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2.4.1 - E Documento

É a unidade constituída pela INFORMAÇÃO (elemento referencial ou dado) e seu SUPORTE 

(material, base), produzida em decorrência do cumprimento de uma ATIVIDADE. 

Figura 2.0

O documento pode ser:

Simples: ofício, relatório, ficha de atendimento.
Composto: Processo.

2.5 - Natureza dos Documentos 

Sabemos que as organizações desenvolvem diversas atividades de acordo com as suas atribuições 

e os documentos refletem essas atividades, porque fazem parte do conjunto de seus produtos. 

Portanto, são variados os tipos de documentos produzidos e acumulados, bem como são 

diferentes os formatos, as espécies, e os gêneros em que se apresentam dentro de um Arquivo. Vamos 
conhecê-los: 

1 - 

Formato: é a configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como 

foi confeccionado: Exemplos: formulários, ficha, livro, caderno, planta, folha, cartaz, microficha, 
rolo, tira de microfilme, mapa.

2 - 

Espécie: é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza 

das informações nelas contidas: Exemplos: ata, relatório, carta, ofício, proposta, diploma, atestado, 
requerimento, organograma.

3 - 

Gênero: configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos 

utilizado na comunicação de seu conteúdo: Exemplos: audiovisual (filmes); fonográfico (discos, 
fitas); iconográfico (obras de arte, fotografias, negativos, slides, microformas; textual (documentos 
escritos de uma forma geral); tridimensionais (esculturas, objetos, roupas); magnéticos/
informáticos (disquetes, CD-ROM)

4 - 

Tipo de documento: é a configuração que assume um documento de acordo com a atividade 

que a gerou: Exemplos: Ata de Posse; Boletim de Notas e Frequência de Alunos, Regimento de 
Departamento, Processo de Vida Funcional, Boletim de Atendimento de Urgência, Prontuário 
Médico, Tabela Salarial.