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Objetivos do Sistema 

de Transporte

Objetivo Geral

Ressaltar a influência do transporte rodoviário de cargas para as empresas brasileiras, levando 
em consideração o alto nível de setores que formam este tipo de modal.

Objetivos específicos

a) Identificar as principais características do Transporte Rodoviário;

b) Avaliar a influência dos custos sobre o valor do frete;

c) Verificar o nível de TI para este modal;

Metodologia

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo foi a pesquisa bibliográfica, 

baseada nos principais autores e suas publicações.

Justificativa

Pretende-se denotar a importância do planejamento do transporte rodoviário nas empresas 

brasileiras, principalmente no que se refere à gestão de custos, e o auxilio da Tecnologia da informação 
como forma de diminuir custo e tornar a empresa mais competitiva no mercado.

Potencial ressalta que o transporte rodoviário não se atem,em hipótese alguma,a trajetos fixos,tendo 

a capacidade de transitar por qualquer lugar,apresentando uma flexibilidade impar,proporcionando 
assim uma vantagem competitiva perante os outros modais.

O objetivo central da logística é o de atingir um nível de serviço ao cliente pelo menor custo total 

possível buscando oferecer capacidades logísticas alternativas com ênfase na flexibilidade,agilidade,e 
no controle operacional e no compromisso de atingir um nível de desempenho com qualidade. 
Bowersox e Closs (2001).

Acrescenta Silva (2004), que o transporte rodoviário apresenta como uma de suas maiores vantagens 

à flexibilidade, pois é possível ter acesso a diferentes pontos, sem que haja uma infra-estrutura tão 
complexa como as de outros modais, assim como pode transportar diferentes tipos de carga.

3.1 - Características do Transporte Rodoviário

Tipos de Veículos

‘‘O transporte de carga é exercido predominante com veículos rodoviários denominados 

caminhões e carretas, sendo que ambos podem ter características especiais e tomarem outras 
denominações’’(Keedi, 2003 p 101).

De acordo com Rodrigues (2003), os veículos utilizados no transporte rodoviário são classificados 

por sua capacidade de carga, quantidade e distância entre eixos. 

Caminhão plataforma: Transporte de contêineres e cargas de grande volume ou peso unitário

Caminhão baú: Sua carroceria possui uma estrutura semelhante a dos contêineres, que protegem 

das intempéries toda a carga transportada.

Caminhão caçamba: Transporte de cargas a granel, este veiculo descarrega suas mercadorias por 

gravidade, pela basculação da caçamba.

Caminhão aberto: Transporte de mercadorias não perecíveis e pequenos volumes. Em caso de 

chuva são cobertos com lonas encerados.

Caminhão refrigerado: Transporte de gêneros perecíveis. Semelhante ao caminhão baú, possui 

mecanismos próprios para a refrigeração e manutenção da temperatura no compartimento de carga.

Caminhão tanque: Sua carroceria é um reservatório dividido em tanques, destinado ao transporte 

de derivados de petróleo e outros líquidos a granel.