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Objetivos do Sistema
de Transporte
Objetivo Geral
Ressaltar a influência do transporte rodoviário de cargas para as empresas brasileiras, levando
em consideração o alto nível de setores que formam este tipo de modal.
Objetivos específicos
a) Identificar as principais características do Transporte Rodoviário;
b) Avaliar a influência dos custos sobre o valor do frete;
c) Verificar o nível de TI para este modal;
Metodologia
A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo foi a pesquisa bibliográfica,
baseada nos principais autores e suas publicações.
Justificativa
Pretende-se denotar a importância do planejamento do transporte rodoviário nas empresas
brasileiras, principalmente no que se refere à gestão de custos, e o auxilio da Tecnologia da informação
como forma de diminuir custo e tornar a empresa mais competitiva no mercado.
Potencial ressalta que o transporte rodoviário não se atem,em hipótese alguma,a trajetos fixos,tendo
a capacidade de transitar por qualquer lugar,apresentando uma flexibilidade impar,proporcionando
assim uma vantagem competitiva perante os outros modais.
O objetivo central da logística é o de atingir um nível de serviço ao cliente pelo menor custo total
possível buscando oferecer capacidades logísticas alternativas com ênfase na flexibilidade,agilidade,e
no controle operacional e no compromisso de atingir um nível de desempenho com qualidade.
Bowersox e Closs (2001).
Acrescenta Silva (2004), que o transporte rodoviário apresenta como uma de suas maiores vantagens
à flexibilidade, pois é possível ter acesso a diferentes pontos, sem que haja uma infra-estrutura tão
complexa como as de outros modais, assim como pode transportar diferentes tipos de carga.
3.1 - Características do Transporte Rodoviário
Tipos de Veículos
‘‘O transporte de carga é exercido predominante com veículos rodoviários denominados
caminhões e carretas, sendo que ambos podem ter características especiais e tomarem outras
denominações’’(Keedi, 2003 p 101).
De acordo com Rodrigues (2003), os veículos utilizados no transporte rodoviário são classificados
por sua capacidade de carga, quantidade e distância entre eixos.
Caminhão plataforma: Transporte de contêineres e cargas de grande volume ou peso unitário
Caminhão baú: Sua carroceria possui uma estrutura semelhante a dos contêineres, que protegem
das intempéries toda a carga transportada.
Caminhão caçamba: Transporte de cargas a granel, este veiculo descarrega suas mercadorias por
gravidade, pela basculação da caçamba.
Caminhão aberto: Transporte de mercadorias não perecíveis e pequenos volumes. Em caso de
chuva são cobertos com lonas encerados.
Caminhão refrigerado: Transporte de gêneros perecíveis. Semelhante ao caminhão baú, possui
mecanismos próprios para a refrigeração e manutenção da temperatura no compartimento de carga.
Caminhão tanque: Sua carroceria é um reservatório dividido em tanques, destinado ao transporte
de derivados de petróleo e outros líquidos a granel.