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Introdução

 

A logística empresarial está cada vez mais evoluída quando se trata de Tecnologia de Informação.  

Para isso são utilizados sistemas integrados de gestão, desenvolvidos para integrar, controlar e 
gerenciar a cadeia de suprimentos com o objetivo final de atender melhor o cliente. 

Esta apostila irá discutir questões como; o processo de integração de uma solução de TI, a 

escolha adequada de um sistema integrado de gestão, ferramentas disponíveis para aplicação 
logística, e o benefício trazido pela decisão de aquisição dessa ferramenta bem como, benefícios de 
operacionalização e o que eles trazem de vantagem competitiva para a empresa e para todos os elos 
da cadeia de suprimentos.

O conceito de Logística segundo o Council of Logistic Management (1996): pode ser definido 

como sendo o “processo de planejar, implementar e controlar a eficiência, o fluxo e armazenagem 
de mercadorias, serviços e informações correlatas, do ponto de origem ao ponto de consumo, com o 
objetivo de atender às exigências dos clientes.” 

A logística é tudo aquilo que envolve o transporte de produtos (entre clientes, fornecedores e 

fabricantes), estoque (em armazéns, galpões, lojas pequenas ou grandes) e a localização de cada 
participante da cadeia logística ou cadeia de suprimentos. 

Para BALLOU (1993), um dos objetivos da logística é melhorar o nível de serviço oferecido ao 

cliente, onde o nível de serviço logístico é a qualidade do fluxo de produtos e serviços e gerenciado. 
A logística, portanto, é um fator que pode ser utilizado como estratégia para uma organização. Sua 
aplicação se dá da escolha adequada de fornecedores, passando pela organização e chegando ao 
cliente.

Atualmente a Logística Empresarial está associada diretamente ao fato de uma organização 

relacionar-se com o cliente interagindo de forma eficiente com a cadeia produtiva para conquistar o 
objetivo final – estar competitivamente atuando no mercado.

Para (BOWERSOX, 2003), Um sistema de informação bem feito é o fator crítico de sucesso para 

um sistema logístico. Ele nos permite toda a visão do processo logístico da empresa, desde estoques, 
emissão de notas fiscais, entregas de mercadorias. As informações nos permitem fazer previsões e dar 
respostas aos consumidores em tempo real.

O sistema de informação é uma peça critica do canal logístico total, desempenhando um conjunto 

de funções vitais, incluindo:

Ajuda as empresas a aperfeiçoarem seus ciclos de fluxos de materiais, uma vez que haveria 

gerenciamento de todos os processamentos requeridos para a circulação eficaz de produtos dentro 
das restrições definidas pelos níveis de serviços e custos; 

 

»Otimiza a utilização dos recursos físicos, colocando todos em seus lugares ao longo da cadeia 

logística;

 

»Constrói o banco de dados necessário e coloca à disposição ferramentas de suporte à decisões 

para alocar recursos e usá-los com a máxima eficiência;

 

»Fornece um meio de monitorar o desempenho operacional;

 

»Permite o retorno de informações úteis para o controle de desempenho operacional e para os 

indicadores logísticos.

 

»Fornece informações valiosas de suporte à decisão para que os gerentes dirijam a cadeia de 

suprimentos global.