1
6
R
E
G -
5
4
9
.5
12
- C
O
PY
R
IG
H
T - B
0
0
1
Introdução
A logística empresarial está cada vez mais evoluída quando se trata de Tecnologia de Informação.
Para isso são utilizados sistemas integrados de gestão, desenvolvidos para integrar, controlar e
gerenciar a cadeia de suprimentos com o objetivo final de atender melhor o cliente.
Esta apostila irá discutir questões como; o processo de integração de uma solução de TI, a
escolha adequada de um sistema integrado de gestão, ferramentas disponíveis para aplicação
logística, e o benefício trazido pela decisão de aquisição dessa ferramenta bem como, benefícios de
operacionalização e o que eles trazem de vantagem competitiva para a empresa e para todos os elos
da cadeia de suprimentos.
O conceito de Logística segundo o Council of Logistic Management (1996): pode ser definido
como sendo o “processo de planejar, implementar e controlar a eficiência, o fluxo e armazenagem
de mercadorias, serviços e informações correlatas, do ponto de origem ao ponto de consumo, com o
objetivo de atender às exigências dos clientes.”
A logística é tudo aquilo que envolve o transporte de produtos (entre clientes, fornecedores e
fabricantes), estoque (em armazéns, galpões, lojas pequenas ou grandes) e a localização de cada
participante da cadeia logística ou cadeia de suprimentos.
Para BALLOU (1993), um dos objetivos da logística é melhorar o nível de serviço oferecido ao
cliente, onde o nível de serviço logístico é a qualidade do fluxo de produtos e serviços e gerenciado.
A logística, portanto, é um fator que pode ser utilizado como estratégia para uma organização. Sua
aplicação se dá da escolha adequada de fornecedores, passando pela organização e chegando ao
cliente.
Atualmente a Logística Empresarial está associada diretamente ao fato de uma organização
relacionar-se com o cliente interagindo de forma eficiente com a cadeia produtiva para conquistar o
objetivo final – estar competitivamente atuando no mercado.
Para (BOWERSOX, 2003), Um sistema de informação bem feito é o fator crítico de sucesso para
um sistema logístico. Ele nos permite toda a visão do processo logístico da empresa, desde estoques,
emissão de notas fiscais, entregas de mercadorias. As informações nos permitem fazer previsões e dar
respostas aos consumidores em tempo real.
O sistema de informação é uma peça critica do canal logístico total, desempenhando um conjunto
de funções vitais, incluindo:
Ajuda as empresas a aperfeiçoarem seus ciclos de fluxos de materiais, uma vez que haveria
gerenciamento de todos os processamentos requeridos para a circulação eficaz de produtos dentro
das restrições definidas pelos níveis de serviços e custos;
»Otimiza a utilização dos recursos físicos, colocando todos em seus lugares ao longo da cadeia
logística;
»Constrói o banco de dados necessário e coloca à disposição ferramentas de suporte à decisões
para alocar recursos e usá-los com a máxima eficiência;
»Fornece um meio de monitorar o desempenho operacional;
»Permite o retorno de informações úteis para o controle de desempenho operacional e para os
indicadores logísticos.
»Fornece informações valiosas de suporte à decisão para que os gerentes dirijam a cadeia de
suprimentos global.