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Sistemas de Informação
Os Sistemas de Informação são os sistemas ou práticas utilizadas pelas empresas para melhorar o seu
desempenho incluindo ter um custo operacional adequado, processos logísticos inteligentes e integração
com fornecedores e clientes através de ferramentas que serão discutidas ao longo desta apostila.
Um dos fatores mais relevantes ao desenvolvimento dos processos administrativos é a aplicação
de tecnologia de informação, proporcionando um grande aumento de eficiência. Tais sistemas
abrangem todas as ferramentas que a tecnologia disponibiliza para o controle e gerenciamento do
fluxo de informação de uma organização (BALLOU, 1993).
Existem, no mercado, alguns tipos de ferramentas que facilitam e tornam a informação mais
acurada para aplicação na cadeia de suprimentos, alguns exemplos destes sistemas são: o código
de barras, o EDI (Electronic Data Interchange), o ECR (Efficient Consumer Response) e os ERPs que
integram todos os outros.
2.1 - Sistemas de Informações Logísticas
O sistema de informações Logísticas (SIL) é um subsistema dos sistemas de informações gerenciais
(SIG) que providência a informação especificamente necessária para a administração logística. As
necessidades logísticas podem ser separadas em quatro níveis, como mostra a figura 2.1. A natureza da
atividade indica não apenas o nível organizacional como também a sua abrangência. Consideremos
cada um dos quatro níveis. (BALLOU,1993).
O nível mais baixo da pirâmide refere-se às transações e às consultas. Exemplos destas atividades
são consultas sobre o andamento de pedidos, verificação de estoque, separação de manifestos e
cotações de frete. Estas interações como o sistema ocorrem com grande frequência e, portanto, a
velocidade das informações é importante. Os usuários típicos deste nível são o pessoal operacional,
como funcionários administrativos para atendimento de pedidos ou cálculo de fretes. (BALLOU,1993).
O segundo nível, de baixo para cima, envolve o uso de informação pelos supervisores de primeira
linha. Supervisores de depósitos devem controlar a utilização espaço, estoques e produtividade da
mão-de-obra nas operações de atendimento de pedidos. Um gerente de frota deve ter pessoas,
equipamentos e peças de reposição necessárias para desempenhar o transporte e as entregas
programadas. Há também necessidade de informações na forma de relatórios de andamento e
planejamento, que podem ser gerados diariamente. (BALLOU,1993).
Figura 2.0 - Hierarquia de utilização do sistema de informações logísticas (SIL).