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Introdução
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2. O papel da informação na logística
O fluxo de informações é um elemento de grande importância nas operações logísticas. Pedidos de
clientes e de ressuprimento, necessidades de estoque, movimentações nos armazéns, documentação
de transporte e faturas são algumas das formas mais comuns de informações logísticas.
Antigamente, o fluxo de informações baseava-se principalmente em papel, resultando em uma
transferência de informações lenta, pouco confiável e propensa a erros. O custo decrescente da
tecnologia, associado a sua maior facilidade de uso, permitem aos executivos poder contar com
meios para coletar, armazenar, transferir e processar dados com maior eficiência, eficácia e rapidez.
A transferência e o gerenciamento eletrônico de informações proporcionam uma
oportunidade de reduzir os custos logísticos através da sua melhor coordenação. Além disso,
permite o aperfeiçoamento do serviço baseando-se principalmente na melhoria da oferta de
informações aos clientes.
Tradicionalmente, a logística concentrou-se no fluxo eficiente de bens ao longo do canal de
distribuição. O fluxo de informações muitas vezes foi deixado de lado, pois não era visto como
algo importante para os clientes. Além disso, a velocidade de troca/transferência de informações
limitava-se à velocidade do papel. Atualmente, três razões justificam a importância de informações
precisas e a tempo para sistemas logísticos eficazes.
Os clientes percebem que informações sobre status do pedido, disponibilidade de produtos,
programação de entrega e faturas são elementos necessários do serviço total ao cliente;
Com a meta de redução do estoque total na cadeia de suprimento, os executivos percebem
que a informação pode reduzir de forma eficaz as necessidades de estoque e recursos humanos.
Em especial, o planejamento de necessidades que utiliza as informações mais recentes, pode
reduzir o estoque, minimizando as incertezas em torno da demanda; a informação aumenta a
flexibilidade permitindo identificar (qual, quanto, como, quando e onde) os recursos que podem
ser utilizados para que se obtenha vantagem estratégica.
Um exemplo de posicionamento estratégico baseado em tecnologia de informação é o caso
de empresas de entrega expressa. A Fedex foi a primeira a oferecer serviço de entrega para o
dia seguinte em 1973 nos Estados Unidos. No final dos anos 80, com elevados investimentos
em TI, ela passou a ter o controle de todo o ciclo do pedido do cliente. Com isso podia manter
total rastreabilidade do pedido. Atualmente seu sistema processa 63 milhões de transações por
dia, o que equivale a 3 milhões de pacotes entregues. A UPS, maior empresa americana deste
segmento, investiu US$ 1.5 bilhão entre os anos de 1986 e 1991 para atingir o mesmo patamar de
sua concorrente com relação aos serviços prestados.
Outro exemplo de como a informação tem grande importância na logística é a interação
entre fabricantes e varejistas no gerenciamento da cadeia de suprimentos, promovida no Brasil
pelo Movimento ECR Brasil. Com tal prática, algumas redes varejistas começam a disponibilizar
informações do ponto de venda para seus fornecedores de modo que estes sejam responsáveis
pelo ressuprimento automático dos produtos. Isto reduz consideravelmente o custo com estoque
dos varejistas e possibilita aos fabricantes ter melhor previsibilidade da demanda, propiciando
uma utilização de recursos mais racionalizada.