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Aspectos do Crescimento
e do Desenvolvimento
1.1 - Fases do Desenvolvimento e Crescimento na Infância
O crescimento é entendido como o aumento da massa corporal, e o desenvolvimento, pelo
aparecimento de habilidades que é progressivamente mais complexo. Estes são processos dinâmicos e
contínuos que ocorrem em um indivíduo a partir de sua concepção na primeira fase do período pré-natal.
1.1.1 - Período pré-natal (da concepção ao nascimento)
Na concepção, as características dos pais são transmitidas através dos seus genes – o que
determinará a cor dos cabelos, olhos, pele, ou seja, as futuras características físicas da criança.
Doenças maternas, nutrição, hábitos, situações emocionais podem influenciar o crescimento e
desenvolvimento do concepto durante a gestação. O desejo materno pelo filho é um fator que pode
influenciar vários aspectos do seu desenvolvimento.
A mãe, tanto de forma consciente como inconsciente pela ansiedade tenta antecipar o
conhecimento das características de seu filho. Temos disponíveis novas tecnologias, como a ecografia
e a punção amniótica, mas não suficientes para diminuir esta antecipação e a gravidez continua
sendo vivida como um grande mistério. E mesmo que a mãe saiba que seu bebê será um menino,
ela continuará imaginando seus traços físicos e de personalidade. O feto reage ao movimento e sono
maternos, mas difere de sua mãe por sua própria dinâmica de maturação, obtendo uma autonomia,
na medida em que seu funcionamento sensorial não está se desligando com a vida sensorial da mãe.
O feto reage a sons e seu ciclo de sono-vigília não coincide necessariamente com o da mãe, já
possui um grau de olfato, visão e tato. O período de crescimento intra-uterino é de vital importância
para o ser humano. Neste se observa uma maior velocidade de crescimento. Da concepção até
o momento da implantação no útero, o ovo passa por várias divisões celulares, de modo que, ao
implantar-se, já possui 150 células. Na 12ª semana de gestação, termina o período embrionário e o
concepto já apresenta a forma humana com braços e pernas, um coração que bate e um sistema
nervoso que mostra sinais de início de respostas reflexas ao estímulo táctil.
1.1.2 - Período neonatal (0 a 28 dias de vida)
O recém-nascido humano é um dos seres mais prematuros do reino animal e depende
absolutamente de um outro para sobreviver. Apesar da dependência expressam vontades e
capacidades relativas a maturação, geralmente denominadas competências do recém-nascido.
A maturidade neurológica do recém-nascido e sua avaliação são muito importantes, inclusive
para o diagnóstico da idade gestacional e dos cuidados que lhe serão dispensados nas unidades de
neonatologia.
Neste período já se observa no neonato as respostas a estímulos que evoluem de reflexos
generalizados, envolvendo todo o corpo para ações voluntárias, definidas pelo córtex cerebral
(reflexos corticais). Essa especialização permite à criança passar de reações simétricas, involuntárias
em respostas ao meio ambiente (gritar, agitar os braços, dar pontapés), para movimentos assimétricos
voluntários, em função de determinado estímulo como virar a cabeça em direção a uma voz familiar.