Capítulo 1

10

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O Ministério da Saúde determina que se faça o acompanhamento da altura e da idade, através 

da curva de crescimento para o sexo feminino e masculino para obter a avaliação do crescimento do 
adolescente e também adquirir informações sobre o estado nutricional nessa faixa etária, avaliando 
os dados a situá-los em relação a estados de desnutrição ou de obesidade, por exemplo. A curva é 
adotada na forma de gráfico e cabe à equipe de saúe anotar os dados do adolescente.

É importante também avaliar o estirão de crescimento e alguns caracteres sexuais, como o 

crescimento das gônadas, a menarca (primeira menstruação), a telarca (desenvolvimento das mamas) 
e a pubarca (aparecimento dos pêlos pubianos).

Desenvolvimento normal na adolescência:

Nas meninas há o surgimento do broto mamário e a pubarca entre os 8 e os 13 anos;
Nos meninos, quando há o aumento do volume dos testículos e a pubarca entre os 9 e os 14 
anos.

Problemas encontráveis na adolescência:

Puberdade precoce, quando os caracteres sexuais já citados surgem antes dos 8 anos de idade. 
Pode haver também a puberdade retardada, quando o adolescente ainda não apresenta os 
caracteres sexuais desenvolvidos após os 14 anos de idade. 
Desenvolvimento físico anormal (baixa estatura, aquisição de massa muscular demora ou 
precocidade no aparecimento dos caracteres sexuais).

Para estes achados o profissional de saúde deve agendar consultas de acompanhamento do 

adolescente para a investigação da história familiar, a presença de patologias como desnutrição, 
parasitoses, doença crônica.

O desenvolvimento psicológico do adolescente é um aspecto importante a ser observado, por ser 

uma fase difícil na vida do indivíduo e de sua família, originando brigas, revoltas e inconformismos 
quando o adolescente expressa suas opiniões e pensamentos de forma autoritária. A família deve 
proporcionar um convívio saudável, através do diálogo tentando detectar alterações marcantes no 
comportamento do adolescente como: conduta agressiva, isolamento, desinteresse e consequente 
abandono da escola, desleixo pessoal, dificuldades no convívio familiar e no relacionamento 
interpessoal.

A adolescência termina de maneira variável para cada indivíduo, por isso é difícil precisar 

este momento. A maturidade, o desenvolvimento sexual e a estrutura familiar são indicadores e 
determinantes nesse processo de finalização da fase da adolescência.

1.2.1 - Classificação  da adolescência

Segundo Chipkevitch (1998), a adolescência pode ser dividida em três fases: 

Adolescência inicial (10 a 13 anos) - nessa fase há ajuste ao processo da puberdade, entendida 
como processo hormonal caracterizado por comportamento que expressa dúvidas, incertezas, 
curiosidades, raciocínio ainda concreto, autoerotismo e formação de grupos unissexuais. 
Adolescência média (14 a 16 anos) - os grupos tornam-se heterossexuais, a imagem corporal 
consolida-se, marcada pela insatisfação. Os pais são afastados, os amigos tem preferencia; tem 
lugar a contestação, o egocentrismo e o pensamento abstrato. Fase marcada por namoros com 
experiência sexuais.
Adolescência final (17 a 20 anos) - estabilização da identidade, da ideologia pessoal e da 
auto- imagem; as relações tronam-se mais profundas e significativas, a opção profissional se 
faz necessária. Ampliam-se os interesses, o idealismo e o altruísmo. Prevalece o relacionamento 
a dois ao relacionamento com grupo.