Capítulo 1
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Outras habilidades:
Apresenta ritmos de sono, alimentação e excreção, caracterizado pela adaptação a ausência
da mãe.
Ele começa a aprender a diferenciar o dia da noite e a tolerar melhor a distância entre uma
mamada e outra. Os intervalos passam a fazer parte de sua vida.
Os braços tornam-se cada vez mais ágeis para alcançar, segurar e manipular os objetos,
agarrando o objeto com a mão; depois, usando os dedos e logo após o movimento de pinça
(polegar e indicador). Brinca e utiliza os objetos para mordê-los e jogá-los construindo assim a
sua relação com o mundo.
Figura 1.1
A fala materna dirigida ao bebê tem uma função muito importante produzindo no bebê uma
apetência oral, uma avidez, que o leva muitas vezes a sugar vigorosamente o peito ou mesmo a
chupeta, e que o faz ficar extremamente atento à mãe.
Esta fase do desenvolvimento do lactente vai desde o período em que o bebê está totalmente
dependente até o final de seu primeiro ano de vida.
Habilidades desenvolvidas:
Dá os seus primeiros passos, adquirindo mobilidade e habilidades de manipulação permitindo
a exploração do meio ambiente.
Aquisição da linguagem, que se inicia pelas trocas sonoras, ritmadas e prazerosas com sua mãe
e vai evoluindo até a criança poder falar de si mesma e se afirmar dizendo não, fazendo suas
escolhas, conhecendo e agindo no seu meio social.
Aprendem a caminhar.
Alcançam objetos desejados.
Se separam de suas mães.
Abrem portas e começam a descobrir o mundo.
1.1.4 - Infância (segunda infância ou pré-escolar – 2 a 6 anos
exclusive)
Neste período as habilidades já adquiridas são aprimoradas, em especial a capacidade de
comunicação, locomoção (andar e correr com segurança, subir escadas, etc.), manuseio de objetos e
jogos simbólicos (brincadeiras do faz-de-conta), assim como a capacidade de elaboração simbólica
(falar de si, ser criativo na linguagem, pensar sobre si mesmo). Inicialmente pelo choro; passa pelas
fases do balbucio, dos gestos, das pequenas palavras, e vai até a elaboração de frases e criação de suas
próprias histórias.
É a fase de explorar e de brincar.
Outras habilidades:
A criança começa a perceber o que é o “eu” e o que é o “outro”, o que é meu e o que é do outro.
Aparecem as interrogações sobre as diferenças sexuais e sobre a origem dos bebês.
Surge a percepção dos desejos paternos “O que meus pais querem que não sou eu?”, “O que
eles querem de mim?”, são perguntas norteadoras da organização psíquica (não formuladas
conscientemente).