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O condicionamento do ar é o processo que regula, artificialmente, a temperatura, o fluxo de ar,
a umidade e a limpeza do ar de um espaço determinado a um nível desejado. O condicionamento
de ar de um veículo busca oferecer um espaço confortável durante a condução do veículo, com
o desempenho adequado, fruto de investigação de processos industriais ou de laboratório. A
refrigeração é um processo que controla a diminuição de temperatura de um espaço determinado
e mantém está temperatura baixa com o fim, por exemplo, de conseguir um ambiente agradável. O
conceito de temperatura quente ou fria é relativo, significa apenas que um corpo tem mais ou menos
calor. Assim, resfriar um determinado ambiente, significa o mesmo que transferir o calor para outra
área.
2.1 - Princípio de Funcionamento
O princípio de funcionamento dos condicionadores de ar, nada mais é do que a troca de temperatura
do ambiente interno pelo externo, através da passagem do ar pela serpentina do evaporador (radiador
frio) que por contato sofre queda de temperatura, baixando a umidade relativa do ar. A refrigeração
é possível graças às mudanças de estado do refrigerante, ora em estado líquido (alta pressão), ora
gasoso (baixa pressão). Ao mudar do estado líquido para o gasoso, processo chamado de evaporação,
absorve o calor do ar dentro do habitáculo, superaquecendo o gás refrigerante. De modo inverso,
ao passar do estado gasoso para o líquido, o refrigerante perde calor na parte externa do veículo,
processo chamado de condensação, onde o gás refrigerante recebe super-resfriamento. Ou seja,
perde o calor absorvido no evaporador. Quando alcançado a temperatura desejada é feita leitura
através de um sensor localizado no evaporador que este por sua vez desliga o compressor, fazendo
com que o equipamento mantenha a temperatura de conforto humano por algum tempo, qualquer
variação nessa temperatura automaticamente aciona o compressor novamente.
Figura 2.0
Ar Condicionado Automotivo