13

Gestão Integrada em Qualidade Meio Ambiente e Segurança

R

E

G - 

5

4

9

.3

9

0

 - C

O

PY

R

IG

H

T - B

0

0

1

modificações no funcionamento e na estrutura da empresa decorrentes do ERP, ele não deve ser 
encarado como um projeto de implantação de sistema de informação, mas como um projeto de 
mudança organizacional.

Por mudança organizacional compreende-se o processo de transformação do comportamento de um 

indivíduo ou de uma organização, podendo ser sistemática e planeada ou, ainda, implementada de forma 
aleatória. Gerir uma mudança em um ambiente organizacional implica mudar os hábitos, os modelos de 
comportamento e, às vezes, as atitudes das pessoas em relação ao modo de execução das funções.

Resultados esperados com a adoção do ERP

Para obter os benefícios é preciso encará-lo como um projeto em evolução contínua e tomar as 

medidas de gestão necessárias. Como vantagens podem ser citados:

Aumento de valor percebido pelos investidores e pelo mercado;
Agilidade nas oportunidades de negócios;
Visibilidade;
Base única;
Informação em tempo real;
Atendimento a requerimentos globais, regionais e locais em um único sistema;
Suporte à estratégia de e-business.

O ERP é considerado a porta de entrada para a integração entre as empresas da cadeia de 

fornecedores e está se tornando uma plataforma para aplicações de data mining, gestão da cadeia e 
sistemas de informação para executivos.

Assim, a empresa deixa de operar como se existissem várias ilhas informatizadas e independentes. 

Além da integração, ele melhora a utilização dos recursos internos e traz economia para a empresa.

A documentação dos processos empresariais e todos os procedimentos e formas de negócio 

suportados e documentados pelo ERP são resultados a serem destacados. A empresa ganha em 
Controle e padronização de procedimentos e pode perder em flexibilidade. Após a implementação 
dos processos a empresa pode não ter recursos suficientes para arcar com os custos das modificações. 
Como consequência, poderá desistir da mudança, deixando de inovar, ou o sistema deixará de refletir 
a prática empresarial.

A integração das diversas áreas da empresa também é facilitada pelo ERP. Os processos 

implementados no sistema transpõem os limites departamentais. O usuário, bem formado, pode 
visualizar a continuidade de sua tarefa, que antes se restringia ao departamento.

A implantação de um ERP contribui para que a empresa tenha maior Controle sobre suas 

informações. Na base de dados única e centralizada, os dados são digitados uma só vez e todas as 
áreas podem consultá-los. Isso confere confiabilidade e integridade ao sistema, desde que o dado 
esteja atualizado e reflita a realidade da empresa.

Barreiras e dificuldades com a implantação do ERP

Muitas empresas não perceberam a amplitude e a profundidade das questões envolvidas. É 

preciso avaliar a estratégia e a visão de futuro da empresa e identificar as necessidades de informação. 
Quando questionadas sobre as desvantagens, foram obtidas as seguintes respostas:

Não atendimento das necessidades específicas dos negócios,
Perda de algumas funções essenciais dos negócios,
Visão superficial dos processos,
Dependência de um único fornecedor,
Excesso de Controles,
Falta de envolvimento da alta administração,
Planejamento inadequado,
Perda de histórico durante a conversão,
Baixa adequação entre o sistema e o contexto empresarial do país e falta de suporte adequado.

A adoção de ERP consiste em um projeto de mudança organizacional e não de informática. Há 

falta de preparação e desconhecimento das empresas em relação à profundidade das mudanças que 
estão “por trás” da implantação do sistema. Para obter resultados significativos é necessário rever 
a forma de operação atual e propor modificações visando à potencialidade da tecnologia que será 
instalada, sempre em consonância com a visão estratégica.