Capítulo 1
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o monitoramento em tempo real. As expectativas sobre seu impacto são enormes e os investimentos,
gigantescos. Eles surgiram da confluência de fatores como: integração de empresas transnacionais exigindo
tratamento único e em tempo real da informação; tendência de substituição de estruturas funcionais por
estruturas ancoradas em processos; e integração dos vários sistemas de informação em um único sistema.
ERP - características
O ERP é constituído por vários “módulos” que suportam todas as áreas de uma empresa. Por
se tratar de sistema genérico, independente do fato de a empresa que vai adotá-lo estar ligada à
produção, ou ser prestadora de serviços. A abrangência do sistema é limitada pela empresa, podendo
estar atrelada a vários motivos, como: custo de implantação dos módulos, possibilidade de integração
de sistemas menores ao ERP, entre outros.
O suporte à necessidade de informação é viabilizado pela disponibilidade e integridade das
informações armazenadas no ERP, na base única e centralizada. Como o sistema permeia toda a empresa,
as informações que por ela circulam podem ser acessadas em tempo real, por qualquer área.
A orientação a processos é destacada por muitos autores na caracterização de ERP. Segundo
Souza & Zwicker (2000), os processos de negócio podem ser definidos como um conjunto de tarefas
e procedimentos interdependentes realizados para alcançar determinado resultado empresarial,
sendo uma de suas características a transposição de fronteiras organizacionais.
A integração da empresa, facilitada pelo uso de ERP, é decorrente de alguns fatores, como:
Possibilidade de a empresa operar com um único sistema de informação que atenda a todas
as suas áreas;
Armazenamento dos dados em um banco de dados único e centralizado;
Orientação a processos.
Os processos, implementados no sistema, não se restringem a uma área ou departamento,
quebrando barreiras impostas pelas estruturas departamentais.
No que se refere ao Controle da empresa, o ERP, por sua concepção, impõe sistematização no
lançamento das informações, permitindo o Controle em tempo real. Assim, o sistema sempre refletirá
a situação atual da empresa.
Aspectos relevantes ao sucesso na implantação
Neste trabalho, o termo “implantação” compreende o processo de adoção do ERP, envolvendo
seleção, aquisição, implantação e testes, que, segundo Mendes & Escrivão Filho (2000), deve ser
planeado, ter passado por uma etapa de análise das funcionalidades da empresa e do sistema e estar de
acordo com a orientação estratégica da empresa.
Na prática, muitas organizações não levam em consideração todas as mudanças necessárias, as quais
envolvem estrutura, operação, estratégia e cultura da empresa. Na implantação é preciso determinar os
objetivos a serem alcançados e como as funcionalidades do sistema podem ajudar nisso. Essa etapa deve
contemplar a análise dos processos atuais, a possibilidade de modificá-los e o envolvimento do usuário.
A adoção desses sistemas requer a análise dos processos executados pela empresa. O objetivo é avaliar
se os processos devem ser modificados, modernizados ou mantidos. A adequação das funcionalidades
deve ser realizada na fase de seleção do sistema. O objetivo é verificar se as funcionalidades são
aderentes às particularidades da empresa.
O ideal é que, primeiramente, a empresa faça a análise de seus processos e, na sequência, verifique
a adequação das funcionalidades dos sistemas existentes. Essas análises devem ser conduzidas antes
da aquisição do sistema, pois o resultado terá reflexo em todo o processo de implantação, tendo
consequências no tempo de duração da implantação, na contratação de consultoria externa, nos ajustes
a serem realizados, na profundidade da mudança, na formação dos usuários e, principalmente, no custo
final do projeto.
O sucesso da implantação também está relacionado aos profissionais envolvidos, que além da
competência técnica devem reunir bons conhecimentos do negócio. O gerente de implantação deve
acompanhar os prazos, auxiliar na definição do escopo das modificações e não perder o foco do projeto.
Os funcionários envolvidos devem ter bom conhecimento da empresa e das modificações que estão
sendo introduzidas.
A implantação de um ERP é tida por vários autores como uma etapa crítica e demorada, pois é
um sistema abrangente, complexo e que deve refletir a realidade da empresa. Pela complexidade e