Capítulo 1

12

R

E

G - 
5

4

9

.3

9

0

 - C
O

PY
R

IG

H

T - B

0

0

1

o monitoramento em tempo real. As expectativas sobre seu impacto são enormes e os investimentos, 
gigantescos. Eles surgiram da confluência de fatores como: integração de empresas transnacionais exigindo 
tratamento único e em tempo real da informação; tendência de substituição de estruturas funcionais por 
estruturas ancoradas em processos; e integração dos vários sistemas de informação em um único sistema.

ERP - características

O ERP é constituído por vários “módulos” que suportam todas as áreas de uma empresa. Por 

se tratar de sistema genérico, independente do fato de a empresa que vai adotá-lo estar ligada à 
produção, ou ser prestadora de serviços. A abrangência do sistema é limitada pela empresa, podendo 
estar atrelada a vários motivos, como: custo de implantação dos módulos, possibilidade de integração 
de sistemas menores ao ERP, entre outros.

O suporte à necessidade de informação é viabilizado pela disponibilidade e integridade das 

informações armazenadas no ERP, na base única e centralizada. Como o sistema permeia toda a empresa, 
as informações que por ela circulam podem ser acessadas em tempo real, por qualquer área.

A orientação a processos é destacada por muitos autores na caracterização de ERP. Segundo 

Souza & Zwicker (2000), os processos de negócio podem ser definidos como um conjunto de tarefas 
e procedimentos interdependentes realizados para alcançar determinado resultado empresarial, 
sendo uma de suas características a transposição de fronteiras organizacionais.

A integração da empresa, facilitada pelo uso de ERP, é decorrente de alguns fatores, como:

Possibilidade de a empresa operar com um único sistema de informação que atenda a todas 
as suas áreas;
Armazenamento dos dados em um banco de dados único e centralizado;
Orientação a processos.

Os processos, implementados no sistema, não se restringem a uma área ou departamento, 

quebrando barreiras impostas pelas estruturas departamentais.

No que se refere ao Controle da empresa, o ERP, por sua concepção, impõe sistematização no 

lançamento das informações, permitindo o Controle em tempo real. Assim, o sistema sempre refletirá 
a situação atual da empresa.

Aspectos relevantes ao sucesso na implantação

Neste trabalho, o termo “implantação” compreende o processo de adoção do ERP, envolvendo 

seleção, aquisição, implantação e testes, que, segundo Mendes & Escrivão Filho (2000), deve ser 
planeado, ter passado por uma etapa de análise das funcionalidades da empresa e do sistema e estar de 
acordo com a orientação estratégica da empresa.

Na prática, muitas organizações não levam em consideração todas as mudanças necessárias, as quais 

envolvem estrutura, operação, estratégia e cultura da empresa. Na implantação é preciso determinar os 
objetivos a serem alcançados e como as funcionalidades do sistema podem ajudar nisso. Essa etapa deve 
contemplar a análise dos processos atuais, a possibilidade de modificá-los e o envolvimento do usuário.

A adoção desses sistemas requer a análise dos processos executados pela empresa. O objetivo é avaliar 

se os processos devem ser modificados, modernizados ou mantidos. A adequação das funcionalidades 
deve ser realizada na fase de seleção do sistema. O objetivo é verificar se as funcionalidades são 
aderentes às particularidades da empresa.

O ideal é que, primeiramente, a empresa faça a análise de seus processos e, na sequência, verifique 

a adequação das funcionalidades dos sistemas existentes. Essas análises devem ser conduzidas antes 
da aquisição do sistema, pois o resultado terá reflexo em todo o processo de implantação, tendo 
consequências no tempo de duração da implantação, na contratação de consultoria externa, nos ajustes 
a serem realizados, na profundidade da mudança, na formação dos usuários e, principalmente, no custo 
final do projeto.

O sucesso da implantação também está relacionado aos profissionais envolvidos, que além da 

competência técnica devem reunir bons conhecimentos do negócio. O gerente de implantação deve 
acompanhar os prazos, auxiliar na definição do escopo das modificações e não perder o foco do projeto. 
Os funcionários envolvidos devem ter bom conhecimento da empresa e das modificações que estão 
sendo introduzidas.

A implantação de um ERP é tida por vários autores como uma etapa crítica e demorada, pois é 

um sistema abrangente, complexo e que deve refletir a realidade da empresa. Pela complexidade e