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Gestão Integrada em Qualidade Meio Ambiente e Segurança

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Uma das preocupações de uma organização que implementa este tipo de sistema de gestão, 

é de garantir a eficácia na prestação do serviço, total satisfação do cliente e minimização de riscos 
associados à sua atividade para todas as partes interessadas.

Se refletirmos em termos de colaboração de trabalhadores, é mais simples conseguir a colaboração 

dos empregados para um sistema integrado do que para três sistemas isolados.

Se pensarmos no conceito de desenvolvimento sustentável, percebemos que a Qualidade, o 

Ambiente e a Segurança e Saúde no Trabalho são vertentes fundamentais, de gestão e estratégias 
organizacionais.

A evolução dos referenciais normativos destes sistemas isolados, proporcionou a implementação 

de sistemas integrados para que o desenvolvimento das organizações fosse conduzido de forma mais 
concertada.

A implementação deste sistema carece de alguns cuidados, mas pressupõe essencialmente as 

seguintes etapas:

Objetivo de gestão da certificação tripla – Qualidade, Ambiente e Segurança;
 Política Integrada de Qualidade, Ambiente e Segurança;
 Manual do Sistema Integrado de Gestão Qualidade, Ambiente e Segurança;
 Auditorias conjuntas de Qualidade, Ambiente e Segurança;
 Relatório integrado.

Deste modo, a organização deve estabelecer anualmente um Programa de Gestão através dos qual 

se definem objetivos e metas, nos 3 domínios num sistema de gestão único, de acordo, com a Política 
empresarial da empresa, a legislação e regulamentação aplicáveis às suas atividades e, inclusive, na 
área ambiental as obrigações emanadas das Declarações de Impacto Ambiental entretanto surgidas. 
E de forma a monitorizar, medir e evidenciar o grau de cumprimento desses objetivos e metas, devem 
ainda ser definidos Programas de Monitoramento anuais.

Com a implementação de um Sistema Integrado de Gestão espera-se, assim, obter melhorias, não 

só ao nível da gestão e respectiva auditabilidade, mas também:

 Eficiência da atividade, com maior criação de valor para as partes interessadas;
 Minimização dos impactos negativos, quer ambientais quer sociais;
 Relacionamento com as partes interessadas, auscultando os seus anseios.

Um sistema integrado possibilita:

Busca da excelência e da melhoria contínua nas organizações;
Desenvolver e controlar documentação e legislação de forma integrada;
Melhoria dos serviços prestados para clientes internos e externos;
Melhoria do desempenho ambiental;
Redução de acidentes e custos;
Disponibilização e optimização de recursos dos sistemas e das áreas da Qualidade, Ambiente, 
Segurança e Saúde Ocupacional;
Integração em pontos comuns dos sistemas da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde 
Ocupacional;
Melhoria da imagem pública da organização;
Procura da sobrevivência e da inovação organizacional.

As principais dificuldades na implementação de um sistema integrado resultam, do facto de 

algumas organizações obterem sistemas “colados” em vez de sistemas “integrados”. Esta problemática 
eleva os custos e desperdícios, não aproveitando as sinergias e gerando rapidamente, incongruências.

As causas das dificuldades de integração, são diversas, nomeadamente:

A norma IS0 9001:94 estava construída de acordo com uma lógica não referenciada a nenhuma 

metodologia de estudo universalmente aceite.

Isto não significa que algumas organizações não tenham escolhido primeiro um bom modelo 

de gestão, e só depois se preocuparam em cumprir os requisitos da norma. Infelizmente não foram 
muitas;

Tanto as ISO 14000 como as OHSAS 18000 estão construídas com uma estrutura baseada em 

metodologias de gestão testadas e aceites universalmente, ainda por cima a mesma nas duas normas.