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Gestão Integrada em Qualidade Meio Ambiente e Segurança
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Uma das preocupações de uma organização que implementa este tipo de sistema de gestão,
é de garantir a eficácia na prestação do serviço, total satisfação do cliente e minimização de riscos
associados à sua atividade para todas as partes interessadas.
Se refletirmos em termos de colaboração de trabalhadores, é mais simples conseguir a colaboração
dos empregados para um sistema integrado do que para três sistemas isolados.
Se pensarmos no conceito de desenvolvimento sustentável, percebemos que a Qualidade, o
Ambiente e a Segurança e Saúde no Trabalho são vertentes fundamentais, de gestão e estratégias
organizacionais.
A evolução dos referenciais normativos destes sistemas isolados, proporcionou a implementação
de sistemas integrados para que o desenvolvimento das organizações fosse conduzido de forma mais
concertada.
A implementação deste sistema carece de alguns cuidados, mas pressupõe essencialmente as
seguintes etapas:
Objetivo de gestão da certificação tripla – Qualidade, Ambiente e Segurança;
Política Integrada de Qualidade, Ambiente e Segurança;
Manual do Sistema Integrado de Gestão Qualidade, Ambiente e Segurança;
Auditorias conjuntas de Qualidade, Ambiente e Segurança;
Relatório integrado.
Deste modo, a organização deve estabelecer anualmente um Programa de Gestão através dos qual
se definem objetivos e metas, nos 3 domínios num sistema de gestão único, de acordo, com a Política
empresarial da empresa, a legislação e regulamentação aplicáveis às suas atividades e, inclusive, na
área ambiental as obrigações emanadas das Declarações de Impacto Ambiental entretanto surgidas.
E de forma a monitorizar, medir e evidenciar o grau de cumprimento desses objetivos e metas, devem
ainda ser definidos Programas de Monitoramento anuais.
Com a implementação de um Sistema Integrado de Gestão espera-se, assim, obter melhorias, não
só ao nível da gestão e respectiva auditabilidade, mas também:
Eficiência da atividade, com maior criação de valor para as partes interessadas;
Minimização dos impactos negativos, quer ambientais quer sociais;
Relacionamento com as partes interessadas, auscultando os seus anseios.
Um sistema integrado possibilita:
Busca da excelência e da melhoria contínua nas organizações;
Desenvolver e controlar documentação e legislação de forma integrada;
Melhoria dos serviços prestados para clientes internos e externos;
Melhoria do desempenho ambiental;
Redução de acidentes e custos;
Disponibilização e optimização de recursos dos sistemas e das áreas da Qualidade, Ambiente,
Segurança e Saúde Ocupacional;
Integração em pontos comuns dos sistemas da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde
Ocupacional;
Melhoria da imagem pública da organização;
Procura da sobrevivência e da inovação organizacional.
As principais dificuldades na implementação de um sistema integrado resultam, do facto de
algumas organizações obterem sistemas “colados” em vez de sistemas “integrados”. Esta problemática
eleva os custos e desperdícios, não aproveitando as sinergias e gerando rapidamente, incongruências.
As causas das dificuldades de integração, são diversas, nomeadamente:
A norma IS0 9001:94 estava construída de acordo com uma lógica não referenciada a nenhuma
metodologia de estudo universalmente aceite.
Isto não significa que algumas organizações não tenham escolhido primeiro um bom modelo
de gestão, e só depois se preocuparam em cumprir os requisitos da norma. Infelizmente não foram
muitas;
Tanto as ISO 14000 como as OHSAS 18000 estão construídas com uma estrutura baseada em
metodologias de gestão testadas e aceites universalmente, ainda por cima a mesma nas duas normas.