Capítulo 1

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Figura 1.0

1.1 - Principais Conceitos e Definições

Objetivos e Conteúdos do Capítulo

Este capítulo pretende apresentar os conceitos chave e definições necessárias para o 

desenvolvimento deste manual, no que diz respeito a sistemas integrados de gestão.

Deste modo, será efetuada uma abordagem aos sistemas integrados de gestão de Qualidade, 

Ambiente e Segurança, focando as suas principais vantagens e dificuldades.

INTRODUÇÃO

Os Sistemas Integrados de Gestão(SIG), ou ERP (Enterprise Resource Planning), passaram a ser 

muito utilizados pelas organizações nos últimos tempos, uma vez que possibilitam integrar numa 
base única, todas as informações que fluem na organização.

A maioria das organizações sente já, e de uma forma muito efetiva, a pressão para implementar e 

gerir outros sistemas que não apenas o da qualidade.

Isto surge ou por exigências dos clientes ou por consideração dos interesses das “partes 

interessadas” das organizações. Por outro lado, manter três sistemas de gestão isolados (Qualidade, 
Ambiente e Segurança e Saúde Ocupacional), é um processo cada vez mais difícil e oneroso para as 
organizações.

Desta forma, as organizações encontram-se confrontadas com a necessidade de gerir os três eixos 

fundamentais nos seus processos: Qualidade, Ambiente e Segurança.

Não há então alternativa à necessidade de contemplar na gestão global, a gestão destes sistemas 

de gestão. Se assim for, torna-se óbvio que haverá vantagens em fazer esta gestão de forma integrada.

Figura 1.1 - Gestão Integrada