Capítulo 1
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Figura 1.0
1.1 - Principais Conceitos e Definições
Objetivos e Conteúdos do Capítulo
Este capítulo pretende apresentar os conceitos chave e definições necessárias para o
desenvolvimento deste manual, no que diz respeito a sistemas integrados de gestão.
Deste modo, será efetuada uma abordagem aos sistemas integrados de gestão de Qualidade,
Ambiente e Segurança, focando as suas principais vantagens e dificuldades.
INTRODUÇÃO
Os Sistemas Integrados de Gestão(SIG), ou ERP (Enterprise Resource Planning), passaram a ser
muito utilizados pelas organizações nos últimos tempos, uma vez que possibilitam integrar numa
base única, todas as informações que fluem na organização.
A maioria das organizações sente já, e de uma forma muito efetiva, a pressão para implementar e
gerir outros sistemas que não apenas o da qualidade.
Isto surge ou por exigências dos clientes ou por consideração dos interesses das “partes
interessadas” das organizações. Por outro lado, manter três sistemas de gestão isolados (Qualidade,
Ambiente e Segurança e Saúde Ocupacional), é um processo cada vez mais difícil e oneroso para as
organizações.
Desta forma, as organizações encontram-se confrontadas com a necessidade de gerir os três eixos
fundamentais nos seus processos: Qualidade, Ambiente e Segurança.
Não há então alternativa à necessidade de contemplar na gestão global, a gestão destes sistemas
de gestão. Se assim for, torna-se óbvio que haverá vantagens em fazer esta gestão de forma integrada.
Figura 1.1 - Gestão Integrada