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A Comunicação Empresarial em Nível de Hierarquia

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Os gerentes devem aproveitar o poder da organização informal para atingir os objetivos da empresa 

e considerar as implicações das interações entre a hierarquia formal e informal quando mudarem a 
forma de motivar e coordenar os empregados. A organização informal é sempre estabelecida e todos 
os empregados a conhecem. A estrutura hierárquica formal é o mecanismo de controle principal, 
mas a estrutura informal também deve ser usada para permitir que as pessoas encontrem melhores 
soluções.

2.6 - Comunicação Empresarial

2.6.1 - O que é Comunicação?

Para que o conceito de comunicação empresarial seja bem assimilado, é fundamental entender o 

que é, propriamente, comunicação. A transmissão de informações de uma pessoa para outra, assim 
como a compreensão da mensagem transmitida, pode ser entendida como comunicação. No caso de 
não compreensão, é sinal de que a função da comunicar não foi efetivada.

Para Chiavenato, quando indivíduos trocam e tornam comum uma mensagem e informações, 

ocorre comunicação. Para Scanlan, o simples processo de se transferir entendimentos e informações 
para outras pessoas pode ser definido como comunicação.

2.6.2 - Comunicação Empresarial

Também conhecida como organizacional, corporativa ou institucional, a comunicação empresarial 

abrange um amplo conjunto de funções, atividades, estratégias, ações e processos que visam gerar 
e manter a imagem de uma empresa ou entidade, de acordo com seus públicos de interesse. Todos 
esses aspectos se articulam com a finalidade de se manter uma postura ética, social e também de 
divulgação dos próprios serviços da empresa.

A qualidade na comunicação é um quesito importantíssimo não somente nas regras de etiqueta 

profissional, mas na etiqueta social, pois ela é capaz de gerar a integração dos grupos no interior de 
uma empresa. A comunicação gera o desenvolvimento do negócio administrado pela organização. 
Para um profissional responsável pela área de RH, é necessário que, além de planejar, organizar, 
controlar, coordenar e dirigir as ações dos funcionários, ele saiba ter uma comunicação prática.

De uma maneira geral, o profissional que se propõe a estabelecer uma comunicação precisa e 

clara, deve ter visão, ação integral, rápidas decisões, iniciativa e manter-se atualizado e informado 
plenamente do negócio proposto pela empresa.

A excelência em comunicação é crucial para o desenvolvimento de uma organização. Muitos 

dos problemas internos podem ser oriundos de alguma falha nesse quesito. A comunicação eficaz 
proporciona resultados positivos dentro de uma administração.

2.6.3 - Objetivos da Comunicação Empresarial

O principal objetivo, ao se estabelecer uma comunicação, é levar uma mensagem ao seu destino 

certo. Os objetivos de uma mensagem podem variar, de acordo com quem as envia (emissor) e de 
quem as recebe (receptor). Dentro de uma empresa, entretanto, o objetivo de um fluxo comunicacional 
deve sempre ser voltado para a organização, e não para os interesses ou valores pessoais.

2.6.4 - Processos e Elementos da Comunicação

O processo comunicativo é dividido em períodos. Cada um desses períodos é diferente do outro. 

As três etapas que compõem o processo de comunicação, são: Emissor, Mensagem e Receptor. As 
três são subdivididas respectivamente em: Significado e Codificador, Canal e Ruído, Decodificados, 
Compreensão e Regulamentação. 

Emissor: O indivíduo, também chamado de fonte ou origem, que pretende transmitir uma 

mensagem, ou seja, dar início à comunicação.

Significado: Dentro da comunicação, conceito ou ideia que o emissor desejou transmitir.

Codificador: O codificador serve para decifrar a mensagem comunicada, geralmente constituído 

pelo mecanismo vocal.