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A Comunicação Empresarial em Nível de Hierarquia
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Os gerentes devem aproveitar o poder da organização informal para atingir os objetivos da empresa
e considerar as implicações das interações entre a hierarquia formal e informal quando mudarem a
forma de motivar e coordenar os empregados. A organização informal é sempre estabelecida e todos
os empregados a conhecem. A estrutura hierárquica formal é o mecanismo de controle principal,
mas a estrutura informal também deve ser usada para permitir que as pessoas encontrem melhores
soluções.
2.6 - Comunicação Empresarial
2.6.1 - O que é Comunicação?
Para que o conceito de comunicação empresarial seja bem assimilado, é fundamental entender o
que é, propriamente, comunicação. A transmissão de informações de uma pessoa para outra, assim
como a compreensão da mensagem transmitida, pode ser entendida como comunicação. No caso de
não compreensão, é sinal de que a função da comunicar não foi efetivada.
Para Chiavenato, quando indivíduos trocam e tornam comum uma mensagem e informações,
ocorre comunicação. Para Scanlan, o simples processo de se transferir entendimentos e informações
para outras pessoas pode ser definido como comunicação.
2.6.2 - Comunicação Empresarial
Também conhecida como organizacional, corporativa ou institucional, a comunicação empresarial
abrange um amplo conjunto de funções, atividades, estratégias, ações e processos que visam gerar
e manter a imagem de uma empresa ou entidade, de acordo com seus públicos de interesse. Todos
esses aspectos se articulam com a finalidade de se manter uma postura ética, social e também de
divulgação dos próprios serviços da empresa.
A qualidade na comunicação é um quesito importantíssimo não somente nas regras de etiqueta
profissional, mas na etiqueta social, pois ela é capaz de gerar a integração dos grupos no interior de
uma empresa. A comunicação gera o desenvolvimento do negócio administrado pela organização.
Para um profissional responsável pela área de RH, é necessário que, além de planejar, organizar,
controlar, coordenar e dirigir as ações dos funcionários, ele saiba ter uma comunicação prática.
De uma maneira geral, o profissional que se propõe a estabelecer uma comunicação precisa e
clara, deve ter visão, ação integral, rápidas decisões, iniciativa e manter-se atualizado e informado
plenamente do negócio proposto pela empresa.
A excelência em comunicação é crucial para o desenvolvimento de uma organização. Muitos
dos problemas internos podem ser oriundos de alguma falha nesse quesito. A comunicação eficaz
proporciona resultados positivos dentro de uma administração.
2.6.3 - Objetivos da Comunicação Empresarial
O principal objetivo, ao se estabelecer uma comunicação, é levar uma mensagem ao seu destino
certo. Os objetivos de uma mensagem podem variar, de acordo com quem as envia (emissor) e de
quem as recebe (receptor). Dentro de uma empresa, entretanto, o objetivo de um fluxo comunicacional
deve sempre ser voltado para a organização, e não para os interesses ou valores pessoais.
2.6.4 - Processos e Elementos da Comunicação
O processo comunicativo é dividido em períodos. Cada um desses períodos é diferente do outro.
As três etapas que compõem o processo de comunicação, são: Emissor, Mensagem e Receptor. As
três são subdivididas respectivamente em: Significado e Codificador, Canal e Ruído, Decodificados,
Compreensão e Regulamentação.
Emissor: O indivíduo, também chamado de fonte ou origem, que pretende transmitir uma
mensagem, ou seja, dar início à comunicação.
Significado: Dentro da comunicação, conceito ou ideia que o emissor desejou transmitir.
Codificador: O codificador serve para decifrar a mensagem comunicada, geralmente constituído
pelo mecanismo vocal.