Capítulo 2

14

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E

G - 
8

5

4.

3

2

4

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O

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0

0

1

3 - 

Terceiro PrincípioA responsabilidade das tarefas de um papel e a autoridade para tomada de 

decisão, e suas relações com outros papéis na organização, devem estar claramente especificados.

Diferenciação vertical e horizontal clara e consistente são as bases da efetividade organizacional. 

Quando os limites de autoridade e controle são bem especificados, assim como as tarefas dos vários 
papéis, cria-se um sistema estável onde cada pessoa tem uma compreensão clara de seus direitos 
e responsabilidades, associados aos papéis organizacionais. Especificação clara de papéis, tarefas e 
autoridade evita muitos problemas de interação entre as pessoas, conflitos e ambiguidades.

4 - 

Quarto Princípio: Numa Burocracia, a organização de papéis é tal que cada departamento na 

hierarquia está sob o controle e supervisão de um mais alto.

Para controlar os relacionamentos de controle vertical, a organização deve ser desenhada de forma 

que cada pessoa reconheça a cadeia de comando. A organização deve delegar para cada pessoa que 
assume um papel, a autoridade necessária para tomar decisões e utilizar recursos.

5 - 

Quinto Princípio: Regras, procedimentos operacionais padrão e normas devem ser usados para 

controlar o comportamento e relacionamento entre os papéis na organização.

Regras (incluindo procedimentos operacionais) são instruções escritas e formais; normas 

são padrões não escritos de estilos de comportamento. Regras e normas fornecem o guia de 
comportamento que pode aumentar a efetividade, pois descreve a melhor maneira de realizar uma 
tarefa. Podem também aumentar a integração e coordenação entre os papéis organizacionais de 
níveis e funções diferentes.

6 - 

Sexto Princípio: Os atos administrativos, decisões e regras devem ser formulados e escritos.

Desta forma, tornam-se guias oficiais de como a organização opera. Uma estrutura burocrática 

fornece para a organização uma memória de sua história, sendo de responsabilidade das pessoas 
treinar seus sucessores e garantir que haja continuidade na hierarquia.

A burocracia possui vantagens, como fornecer as regras básicas para o desenho da hierarquia 

organizacional que controla as interações entre seus membros. A especificação clara do relacionamento 
entre a autoridade vertical e tarefa horizontal, eliminando o questionamento sobre os papéis das 
pessoas, reduz os custos de transação que surgem quando as pessoas precisam negociar e definir 
suas tarefas. Da mesma forma, o uso de regras e normas reduz o custo associado ao monitoramento 
das atividades dos subordinados e aumenta a integração. Regras escritas sobre recompensa reduz o 
custo com avaliação de desempenho dos empregados.

A burocracia também fornece condições de estabilidade para os membros da organização terem 

uma visão de longo prazo e analisarem as relações com o ambiente. Mas então podemos nos perguntar 
o que há de errado com a burocracia? Um dos problemas é que os gerentes falham no controle do 
desenvolvimento da hierarquia organizacional resultando numa estrutura alta e centralizada que 
prejudica a tomada de decisão. Outro problema é a dependência muito grande de regras e normas 
para a realização do trabalho, impedindo que as empresas enfrentem adequadamente o mundo 
globalizado, muito mais dinâmico, imprevisível e exigente. Quando uma organização se torna muito 
burocrática, a maior falha é de seus administradores, que preferem manter seu poder e proteger suas 
carreiras a buscar a eficiência  organizacional.

2.5 - A Influência da Organização Informal

Organização informal é como se dá, ao longo do tempo, o desenvolvimento da rede de 

relacionamentos pessoais. Em todos os níveis de uma organização, a coordenação e as decisões 
frequentemente acontecem fora dos canais formais, pois as pessoas interagem informalmente, 
criando inclusive regras e normas. Os gerentes, enquanto estão estabelecendo uma estrutura 
formal de papéis inter-relacionados, estão também criando uma estrutura social informal que afeta 
comportamentos de maneiras diferentes das planejadas. Quando ocorre uma mudança, os gerentes 
devem considerar o efeito da organização informal no comportamento dos indivíduos e grupos.