13

A Comunicação Empresarial em Nível de Hierarquia

R

E

G - 

8

5

4.

3

2

4

 - C

O

PY

R

IG

H

T - B

0

0

1

Em geral, essa habilidade para supervisionar diretamente o comportamento de subordinados está 

limitada pela complexidade e pelo inter-relacionamento das tarefas. Se elas são complexas, a extensão 
de controle do gerente deve ser pequena, se são similares, e os subordinados desempenham a 
mesma atividade, a extensão de controle pode ser maior. Quando as tarefas possuem grande relação, 
afetando umas às outras, a coordenação e controle são um desafio para o gerente.

2.3 - Controle: Fatores Afetando a Hierarquia

Quando existe limite para a supervisão direta dos gerentes, a organização deve buscar outras 

formas de controle. Em geral, a primeira é o aumento de diferenciação horizontal, que leva ao 
aparecimento de subunidades - funções ou divisões - especializadas. Uma organização dividida 
em subunidades possui diversas hierarquias, pois cada função, departamento ou divisão tem a sua 
própria. A diferenciação horizontal é boa para manter controle sobre os empregados quando não 
se pode aumentar os níveis hierárquicos sem ocasionar problemas. O aumento de diferenciação 
horizontal evita problemas de muitos níveis na organização mantendo-a enxuta, apesar da orientação 
a subunidades poder prejudicar a coordenação e motivação.

A solução para o problema de coordenação e comunicação, devido ao aumento do número de 

gerentes e níveis, pode ser a descentralização de autoridade. A autoridade para tomada de decisão 
é delegada às pessoas através da hierarquia, reduzindo a necessidade de gerentes monitorando 
gerentes. Numa organização grande e complexa, a descentralização pode não eliminar totalmente 
a necessidade de muitos níveis hierárquicos, mas reduz a quantidade de supervisão necessária 
numa subunidade e permite que uma estrutura alta seja mais flexível para se ajustar a mudanças. Os 
gerentes podem obter maior controle sobre as atividades pela padronização, pois normas e regras 
de procedimentos operacionais substituem a supervisão direta, reduzindo a necessidade de níveis 
extras na hierarquia. A medida que as tarefas são padronizadas e controladas, diminui a necessidade 
de supervisão e a extensão de controle dos gerentes pode ser aumentada.

Estruturar uma organização requer decisão sobre os métodos de controle e cada estrutura reflete 

uma contingência particular, por isso são diferentes. O desenho organizacional é difícil, pois todas as 
decisões afetam umas as outras e devem ser feitas simultaneamente.

2.4 - Os Princípios da Burocracia

O alemão Max Weber desenvolveu alguns princípios para desenhar a hierarquia de forma a alocar 

efetivamente a autoridade de tomada de decisão e controle sobre os recursos. Seu trabalho teve 
grande influência no desenho organizacional.

Burocracia é uma forma de estrutura organizacional na qual as pessoas podem ser supervisionadas 

por suas ações, pois elas devem agir de acordo com regras e procedimentos operacionais 
padronizados. O princípio burocrático de Weber oferece uma receita para criação e diferenciação 
da estrutura organizacional onde a autoridade e responsabilidade por tarefas estão distribuídas de 
forma a maximizar a efetividade organizacional.

1 - 

Primeiro Princípio: A burocracia está fundamentada no conceito de autoridade racional-legal.

Autoridade racional-legal é aquela que a pessoa possui em função de sua posição na organização. 

A obediência não se dá por qualidades pessoais, mas por nível de autoridade e responsabilidade 
pessoais associados à posição ocupada. Este princípio indica que as escolhas que afetam o desenho 
da hierarquia organizacional devem estar baseadas na necessidade de tarefas, não de pessoas. Os 
subordinados devem obedecer aos gerentes pelo poder e autoridade da posição. Para a burocracia 
ser efetiva, a distinção entre posição e pessoas que as ocupam deve ser clara.

2 - 

Segundo Princípio: Papéis Organizacionais são baseados em competências técnicas, não por 

causa de status social ou hereditariedade.

Numa hierarquia bem desenhada, os papéis são ocupados por pessoas capazes de realizar o 

trabalho e não por indicações ou contatos pessoais. Esses dois primeiros princípios estabelecem o 
papel organizacional, e não as pessoas, como o componente básico da estrutura burocrática.