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A Comunicação Empresarial
em Nível de Hierarquia
2.1 - Fluxos de Comunicação na Empresa
A direção do fluxo de comunicação pode movimentar-se de forma ascendente e descendente,
seguindo um padrão de hierarquia, ou pode mover-se em um mesmo nível, ocorrendo entre pessoas
que ocupam uma mesma posição na organização.
Comunicação Ascendente: ocorre quando a informação parte do subordinado para o superior. É
aquela que se processa das bases em direção aos níveis mais elevados da hierarquia organizacional.
Podem ser opiniões, críticas, elogios ou reclamações dos funcionários, expressada por meio de
reuniões e conversações formais e informais das lideranças com suas equipes, por meio de caixas de
sugestões ou pesquisa de clima organizacional. Geralmente esse fluxo de informação/comunicação
é mais eficaz quando acontece de maneira mais informal e espontânea (conversas em encontros
sociais, etc.) A comunicação ascendente corresponde ao processo de feedback, ou seja, é o retorno
do corpo funcional sobre o modelo de gestão, ações administrativas, políticas gerenciais e planos
organizacionais determinados pelo corpo diretivo da empresa.
A comunicação Descendente: é o fluxo de comunicação que segue de superior para subordinado.
São as mensagens ou informações que saem do topo decisório e descem até as bases. É o
tipo de comunicação vertical, insto é, de cima para baixo em uma linha de direção descendente.
É a comunicação oficial (falada, impressa ou eletrônica) que transmite normas, procedimentos,
atribuições, políticas, instruções, estratégias e planos, objetivos e metas, práticas organizacionais,
notícias institucionais, enfim, é a comunicação que emana dos cargos diretivos e gerenciais, voltada
para o corpo funciona da empresa.
Comunicação Horizontal: é a comunicação entre pessoas do mesmo nível hierárquico. Pode ser
nociva se assumir normas irrelevantes ou houver problemas de coordenação entre os indivíduos.
Caso contrário, pode suprir apoio emocional e social do indivíduo através da compreensão mútua
dos pares. Este fluxo de informação também possibilita a organização das pessoas em esforços
cooperativos, além de satisfazer as necessidades de inclusão, controle e afeição, que segundo Shutz,
levam a criatividade duradoura.
Nas estruturas organizacionais mais burocráticas e hierárquicas pode-se identificar uma tendência
para se manter a informação como propriedade secreta de grupos de um mesmo nível funcional. Essa
situação cria as chamadas caixas-pretas da organização. Ou seja, as informações que são controladas
e manipuladas conforme o interesse de determinados grupos de profissionais.
Comunicação Transversal: Nas organizações mais modernas (descentralizadas e flexíveis) onde
a gestão é mais participativa e integrada, as pessoas interagem mais, o que permite o fluxo de
comunicações que se dá em todas as direções, sem a distinção de níveis hierárquicos.
Comunicação Circular: Esse tipo de fluxo é mais presente nas empresas de porte pequeno e
extremamente informais, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis da sua
estrutura funcional.
Chiavenato (1987, pp.202) coloca que a comunicação é uma atividade administrativa que tem
como propósitos proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam
se conduzir nas suas tarefas, gerando assim cooperação, motivação e satisfação no cargo. São
esses propósitos que vão conduzir a um espírito de equipe e melhor desempenho nas tarefas. Os
subordinados devem receber dos superiores esclarecimentos sobre as orientações tomadas e, por
outro lado, os superiores devem ser informados do que está acontecendo.
Para que sejam evitadas informações idiossincráticas e tendenciosas de pessoas de diferentes
subsistemas bem como para aumentar o nível de informação relevante, as organizações devem criar
estruturas formais de informação e pesquisa sobre sua atuação.