Capítulo 3
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É provável que todos se assustem, porém, cada qual irá reagir com base em sua estrutura de
caráter. Alguns desmaiam de medo; outros têm diarreia, sono, taquicardia, sudorese; encontramos
também aqueles que querem persuadir os bandidos; os que tentam seduzi-los; os que procuram
enfrentá-lo, mesmo ele estando armado. E assim, uma sucessão de comportamentos irá aparecer
perante a mesma situação.
3.3 - Personalidade
A personalidade é formada durante as etapas do desenvolvimento psico-afetivo pelas quais passa
a criança desde a gestação. Para a sua formação incluem tanto os elementos geneticamente herdados
(temperamento) como também o adquirido do meio ambiente no qual a criança está inserido.
São várias as teorias que versam sobre personalidade tanto quanto as controvérsias, temas de
discussões presentes em toda história da filosofia, psicologia, sociologia, antropologia e medicina geral.
Uma das escolas de grande destaque no estudo da personalidade foi à psicanálise de S. Freud, que
sustenta que os processos do inconsciente dirigem grande parte do comportamento das pessoas.
Outra escola importante foi a do americano B. F. Skinner que sustenta a tese de que a aprendizagem
se dá pelo condicionamento.
Compreender os aspectos e a dinâmica da personalidade humana também não é tarefa simples,
visto à complexidade e variedade de elementos que a circunda, gerados por diversos fatores
biológicos, psicológicos e sociais.
Com relação aos aspectos sociais, quanto mais complexa e diferenciada for a cultura e a organização
social em que a pessoa estiver inserida, mais complexa e diferenciada ela será. Do ponto de vista
biológico, a pessoa já traz consigo, em seus genes, diferentes tendências, interesses e aptidões que
também são formados pela combinação dinâmica entre diversos fatores hereditários e uma infinidade
de influências sóciopsicológicas que ela recebe do meio ambiente. (Fernandes Filho, 1992).
Então, podemos dizer que a personalidade é formada por dois fatores básicos:
Hereditários: são os fatores que estão determinados desde a concepção do bebê. É a estatura,
cor dos olhos, da pele, temperamento, reflexos musculares e vários outros. É aquilo que o bebê
recebe de herança genética de seus pais.
Ambientais: São aqueles que também exercem uma grande influência porque dizem respeito
à cultura, hábitos familiares, grupos sociais, escola, responsabilidade, moral e ética, etc. São
experiências vividas pela criança que irão lhe dar suporte e contribuir para a formação de sua
personalidade.
Mesmo que alguns traços possam ser parecidos com os de outra pessoa, a personalidade é única.
Ela se apoia em uma estrutura biopsicossocial, é dinâmica, adaptável e mutável.
3.3.1 - Traços de Personalidade
Para se falar de personalidade é preciso entender o que vem a ser um traço de personalidade. O
traço é um aspecto do comportamento duradouro da pessoa; é a sua tendência à sociabilidade ou
ao isolamento; à desconfiança ou à confiança nos outros. Um exemplo: lavar as mãos é um hábito, a
higiene é um traço, pois implica em manter-se limpo regularmente escovando os dentes, tomando
banho, trocando as roupas, etc. Pode-se dizer que a higiene é um traço da personalidade de uma
pessoa depois que os hábitos de limpeza se arraigaram. O comportamento final de uma pessoa é
o resultado de todos os seus traços de personalidade. O que diferencia uma pessoa da outra é a
amplitude e intensidade com que cada traço é vivido.
Por convenção, o diagnóstico só deve ser dado a adultos, ou no final da adolescência, pois a
personalidade só está completa nessa época, na maioria das vezes. Os diagnósticos de distúrbios de
conduta na adolescência e pré-adolescência são outros.
3.3.2 - Relação Afetiva
Situações, sentimentos e lembranças representam algo diferente para diferente pessoas, por causa
das nossas diferentes percepções. A perda de um ente querido, por exemplo, costuma ser algo ruim
para todos, mas mesmo assim representará algo diferente para cada um. Na verdade mais importante
que a própria realidade é a representação dos fatos dessa realidade.