Capítulo 3

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É provável que todos se assustem, porém, cada qual irá reagir com base em sua estrutura de 

caráter. Alguns desmaiam de medo; outros têm diarreia, sono, taquicardia, sudorese; encontramos 
também aqueles que querem persuadir os bandidos; os que tentam seduzi-los; os que procuram 
enfrentá-lo, mesmo ele estando armado. E assim, uma sucessão de comportamentos irá aparecer 
perante a mesma situação.

3.3 - Personalidade 

A personalidade é formada durante as etapas do desenvolvimento psico-afetivo pelas quais passa 

a criança desde a gestação. Para a sua formação incluem tanto os elementos geneticamente herdados 
(temperamento) como também o adquirido do meio ambiente no qual a criança está inserido. 

São várias as teorias que versam sobre personalidade tanto quanto as controvérsias, temas de 

discussões presentes em toda história da filosofia, psicologia, sociologia, antropologia e medicina geral.

Uma das escolas de grande destaque no estudo da personalidade foi à psicanálise de S. Freud, que 

sustenta que os processos do inconsciente dirigem grande parte do comportamento das pessoas. 
Outra escola importante foi a do americano B. F. Skinner que sustenta a tese de que a aprendizagem 
se dá pelo condicionamento. 

Compreender os aspectos e a dinâmica da personalidade humana também não é tarefa simples, 

visto à complexidade e variedade de elementos que a circunda, gerados por diversos fatores 
biológicos, psicológicos e sociais. 

Com relação aos aspectos sociais, quanto mais complexa e diferenciada for a cultura e a organização 

social em que a pessoa estiver inserida, mais complexa e diferenciada ela será. Do ponto de vista 
biológico, a pessoa já traz consigo, em seus genes, diferentes tendências, interesses e aptidões que 
também são formados pela combinação dinâmica entre diversos fatores hereditários e uma infinidade 
de influências sóciopsicológicas que ela recebe do meio ambiente. (Fernandes Filho, 1992). 

Então, podemos dizer que a personalidade é formada por dois fatores básicos:

Hereditários: são os fatores que estão determinados desde a concepção do bebê. É a estatura, 
cor dos olhos, da pele, temperamento, reflexos musculares e vários outros. É aquilo que o bebê 
recebe de herança genética de seus pais.
Ambientais: São aqueles que também exercem uma grande influência porque dizem respeito 
à cultura, hábitos familiares, grupos sociais, escola, responsabilidade, moral e ética, etc. São 
experiências vividas pela criança que irão lhe dar suporte e contribuir para a formação de sua 
personalidade.

Mesmo que alguns traços possam ser parecidos com os de outra pessoa, a personalidade é única. 

Ela se apoia em uma estrutura biopsicossocial, é dinâmica, adaptável e mutável.

3.3.1 - Traços de Personalidade 

Para se falar de personalidade é preciso entender o que vem a ser um traço de personalidade. O 

traço é um aspecto do comportamento duradouro da pessoa; é a sua tendência à sociabilidade ou 
ao isolamento; à desconfiança ou à confiança nos outros. Um exemplo: lavar as mãos é um hábito, a 
higiene é um traço, pois implica em manter-se limpo regularmente escovando os dentes, tomando 
banho, trocando as roupas, etc. Pode-se dizer que a higiene é um traço da personalidade de uma 
pessoa depois que os hábitos de limpeza se arraigaram. O comportamento final de uma pessoa é 
o resultado de todos os seus traços de personalidade. O que diferencia uma pessoa da outra é a 
amplitude e intensidade com que cada traço é vivido. 

Por convenção, o diagnóstico só deve ser dado a adultos, ou no final da adolescência, pois a 

personalidade só está completa nessa época, na maioria das vezes. Os diagnósticos de distúrbios de 
conduta na adolescência e pré-adolescência são outros.

3.3.2 - Relação Afetiva

Situações, sentimentos e lembranças representam algo diferente para diferente pessoas, por causa 

das nossas diferentes percepções. A perda de um ente querido, por exemplo, costuma ser algo ruim 
para todos, mas mesmo assim representará algo diferente para cada um. Na verdade mais importante 
que a própria realidade é a representação dos fatos dessa realidade.