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Revolução Industrial

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1.2 - Pioneirismo Inglês 

Foi a Inglaterra o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato 

pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu 
subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor.

Além da fonte de energia, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal 

matéria-prima utilizada neste período. A mão-de-obra disponível em abundância (desde a Lei dos 
Cercamentos de Terras ), também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores 
procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente 
para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. O mercado 
consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o 
pioneirismo inglês.

Na Idade Média a criança era vista como um ser em miniatura, assim que pudesse realizar algumas 

tarefas, esta era inserida no mundo adulto, sem nenhuma preocupação em relação à sua formação 
enquanto um ser específico, sendo exposta a todo tipo de experiência.

Figura 1.1 - Tecelagem Inglesa sec. XVII.

No século XVII, entretanto, a criança, ou ao menos a criança de boa família, quer fosse nobre ou 

burguesa, não era mais vestida como os adultos. Ela agora tinha um traje reservado à sua idade, que 
a distinguia dos adultos. Esse fato essencial aparece logo ao primeiro olhar lançado às numerosas 
representações de criança do início do século XVII.

As grandes transformações sociais ocorridas no século XVII contribuíram decisivamente para a 

construção de um sentimento de infância. As mais importantes foram as reformas religiosas católicas 
e protestantes, que trouxeram um novo olhar sobre a criança e sua aprendizagem. Outro aspecto 
importante é a afetividade, que ganhou mais importância no seio na família. Essa afetividade era 
demonstrada, principalmente, por meio da valorização que a educação passou a ter. A aprendizagem 
das crianças, que antes se dava na convivência das crianças com os adultos em suas tarefas cotidianas, 
passou a dar-se na escola. O trabalho com fins educativos foi substituído pela escola, que passou a ser 
responsável pelo processo deformação. As crianças foram então separadas dos adultos e mantidas 
em escolas até estarem “prontas” para a vida em sociedade.

1.3 - Avanços da Tecnologia e Transformação Social

1.3.1 - Mecanização da Produção

As invenções não resultam de atos individuais ou do acaso, mas de problemas concretos coloca-

dos para homens práticos. O invento atende à necessidade social de um momento; do contrário, nasce 
morto. Da Vinci imaginou a máquina a vapor no século XVI, mas ela só teve aplicação no ,século XVIII.

Para alguns historiadores, a Revolução Industrial começa em 1733 com a invenção da lançadeira 

volante, por John Kay. O instrumento, adaptado aos teares manuais, aumentou a capacidade de 
tecer; até ali, o tecelão só podia fazer um tecido da largura de seus braços. A invenção provocou 
desequilíbrio, pois começa ram a faltar fios, produzidos na roca. Em 1767, James Hargreaves inventou