Capítulo 1

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O Planejamento pode ser considerado como um processo que antecede à prática. Desta forma o 

ato de planejar irá “desenhar” as ações que estão por vir, reduzindo os riscos do que se é planejado. 

As organizações assim, planejam e executam, passam a rever os resultados e realizar correções se 

necessárias:

Dentro do planejamento temos aspectos que se relacionam. Vejamos:

Previsão: é o esforço para verificação dos eventos futuros, baseando-se em várias hipóteses e 
possibilidades.
Projeção: situação futura nas condições consideradas, ou seja, o que é esperado.
Predição: corresponde à situação onde o futuro se diferencia do passado, não cabendo a 
empresa alterá-la por não ter condições.
Resolução de problemas: é a forma de solucionar situações improváveis, podendo ser elas 
esperadas ou não.
Plano: trata-se de um documento formal que compõe uma série de ações com base num 
objetivo comum.

Desta forma o planejamento estratégico irá ser composto por uma série de atividades, processos 

e subprocessos que terão funcionamento sequenciado, possivelmente projetando situação futura 
diferente da presente, podendo ter como base situações passadas.

O Planejamento Estratégico impacta vários setores da organização, e como dito anteriormente, 

um objetivo comum fará com que várias ações sejam executadas simultaneamente.

Figura 1.2

Há princípios básicos para a execução de um planejamento. Basicamente eles se dividem em 

quatro, que são:

1 - 

Contribuir aos objetivos organizacionais: é comum que dentro de um Planejamento 

Estratégico vários objetivos se apresentem, e muitas das vezes em áreas internas diferentes. 
Cabe ao gestor do Planejamento alinhá-los e sincronizar para que o objetivo seja alcançado. 

2 - 

Preceder atividades ao Planejamento em si – definir aspectos de organização, direção assim 

como o controle são indispensáveis.

3 - 

Penetração e abrangência do planejamento – este aspecto fará com que particularidade 

num cenário de alterações, sejam elas internas e externas, sejam observadas e trabalhadas 
para que não haja surpresas negativas.

4 - 

Ter eficiência, eficácia e efetividade – estas características serão comentadas a seguir.