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Estratégia
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É sugerível que a empresa observe o seguinte na criação da visão:
Colha quais os pensamentos dos stakeholders;
Pondere qual é a percepção dos funcionários em relação ao ambiente e história de trabalho
destes com a empresa. Assim poderá ser levantado histórias que encaixarão com a proposta
ideológica da empresa;
Pesquise qual é a percepção dos consumidores;
Mensure qual é a capacidade da estrutura atual e avanços próximos até um médio prazo;
etc.
Podemos observar alguns exemplos de visão organizacional de algumas empresas:
Tabela 2.1
EMPRESA
VISÃO
Ser a siderúrgica mais admirada do mundo: “referência na
siderurgia global”
Ser um grupo siderúrgico de alcance global, inovador, e
crescer de forma sustentável para se posicionar entre os
mais rentáveis do setor.
Ser a empresa de recursos naturais global número um em
criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão
pelas pessoas e pelo planeta.
Ser global e referência nos negócios em que atua.
Ser reconhecida por sua competitividade em soluções de
agregação de valor e respeito ao crescimento sustentável da
cadeia de valor.
MISSÃO
A missão da organização reflete qual é a razão principal da existência da empresa. Geralmente ela
encoraja o consumidor e tem intuito de ocasionar uma aliança e identificação duradoura por meio de
aspectos qualificadores. Algumas questões são necessárias a serem ponderadas na criação da missão
que geralmente é resumida e direta:
Conter qual é o ramo e sua atuação em relação a produtos e serviços;
Evidenciar o diferencial que a mesma possui em relação à concorrência;
Tornar o texto interessante e empolgado se lido;
etc.
Algumas perguntas devem ser refletidas para a formulação da missão organizacional. Vejamos:
Quais são os reais clientes e os possíveis num futuro próximo?
Quais os atuais produtos e os próximos a serem lançados?
Qual é o ramo de atuação na atualidade e os próximos mercados a serem “desbravados”?
Quais são os benefícios exclusivos que a empresa possui e quais os que são de posse da
concorrência?