Capítulo 2

14

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Além das estratégias generalistas que envolvem, há as tipologias específicas. Vejamos:

Tabela 2.0 

ESTRATÉGIA

CARACTERÍSTICAS

Estratégia de Sobrevivência

- Aplicada quando há dificuldades organizacionais diante o 
mercado;
- É adotada quando a organização detém de muitos pontos 
fracos;
- Não possui muito investimento na sua estruturação;
- Há também um processo de “desinvestimento”;
- etc.

Estratégia de Manutenção

- É aplicada quando há muito impacto pelas ameaças 
externas;
- Não expõe muita ambição em resultados de Market share;
- Proporciona estabilidade dos resultados;
- etc.

Estratégia de Crescimento

- Há aspectos positivos que proporcionam crescer. Estes 
aspectos geralmente são oportunidades mercadológicas 
além de forças bem definidas internamente;
- Contém atitudes dotadas de inovação ao que se oferece;
- Apresenta expansão do corpo de colaboradores técnicos;
- etc.

Estratégia de Desenvolvimento

- Assim como a estratégia acima, há aspectos relevantes para 
que viabilizam desenvolver mercado;
- Geralmente é aplicado para aumentar o mix de produtos e 
serviços;
- Há um alto valor de investimentos para conquistas 
projetadas;
- etc.

2.1 - Visão, Missão e Valores

Dentro de um Planejamento Estratégico, há a relação de visão, missão e valores de uma 

organizações e estes se apresentam intensamente em todas as fases do processo, uma vez que eles 
passam uma espécie de “retrato” ao mercado, consumidores e públicos interessados. Veremos então 
algumas questões indispensáveis de cada um destes itens e como a organização deve tomar cuidados 
para estruturá-los.

VISÃO

Declarar visão nada mais é do que a exposição da direção que a organização está disposta a seguir. 

É ela que retratará os anseios da mesma e como ela vê um futuro diante o mercado que ela está 
inserida. 

É muito comum que empresas declarem sua visão preocupados em transmitir crenças e induzirem 

por meio textual suposta confiabilidade, tendenciado a um vínculo de confiança entre consumidor 
e empresa.

Muito importante à organização é realizar tal declaração dentro de condições reais. É uma 

característica presente nas visões organizacionais que seja colocado em palavras sonhos, porém é 
indicado que estes sejam possíveis de serem alcançados.