Capítulo 2
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Além das estratégias generalistas que envolvem, há as tipologias específicas. Vejamos:
Tabela 2.0
ESTRATÉGIA
CARACTERÍSTICAS
Estratégia de Sobrevivência
- Aplicada quando há dificuldades organizacionais diante o
mercado;
- É adotada quando a organização detém de muitos pontos
fracos;
- Não possui muito investimento na sua estruturação;
- Há também um processo de “desinvestimento”;
- etc.
Estratégia de Manutenção
- É aplicada quando há muito impacto pelas ameaças
externas;
- Não expõe muita ambição em resultados de Market share;
- Proporciona estabilidade dos resultados;
- etc.
Estratégia de Crescimento
- Há aspectos positivos que proporcionam crescer. Estes
aspectos geralmente são oportunidades mercadológicas
além de forças bem definidas internamente;
- Contém atitudes dotadas de inovação ao que se oferece;
- Apresenta expansão do corpo de colaboradores técnicos;
- etc.
Estratégia de Desenvolvimento
- Assim como a estratégia acima, há aspectos relevantes para
que viabilizam desenvolver mercado;
- Geralmente é aplicado para aumentar o mix de produtos e
serviços;
- Há um alto valor de investimentos para conquistas
projetadas;
- etc.
2.1 - Visão, Missão e Valores
Dentro de um Planejamento Estratégico, há a relação de visão, missão e valores de uma
organizações e estes se apresentam intensamente em todas as fases do processo, uma vez que eles
passam uma espécie de “retrato” ao mercado, consumidores e públicos interessados. Veremos então
algumas questões indispensáveis de cada um destes itens e como a organização deve tomar cuidados
para estruturá-los.
VISÃO
Declarar visão nada mais é do que a exposição da direção que a organização está disposta a seguir.
É ela que retratará os anseios da mesma e como ela vê um futuro diante o mercado que ela está
inserida.
É muito comum que empresas declarem sua visão preocupados em transmitir crenças e induzirem
por meio textual suposta confiabilidade, tendenciado a um vínculo de confiança entre consumidor
e empresa.
Muito importante à organização é realizar tal declaração dentro de condições reais. É uma
característica presente nas visões organizacionais que seja colocado em palavras sonhos, porém é
indicado que estes sejam possíveis de serem alcançados.