13

Estratégia

R

E

G - 

5

0

0.

11

0

 - C

O

PY

R

IG

H

T - B

0

0

1

ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO

Figura 2.2

Uma organização pode ter atuação em vários negócios, ou seja, a estratégia de negócio é aquela 

que definirá ações específicas para atender necessidades que visam otimização de resultados. 

Cada unidade de negócio terá sua administração que pode demandar “partições” específicas 

dentro da mesma organização, desta forma haverá um planejamento para cada tipo de linha produtiva 
ou setor específico do negócio, cabendo ao gestor observar todas as particularidades do negócio.

ESTRATÉGIA FUNCIONAL

Se na estratégia de negócio os departamentos farão com que suas atividades contribuam para 

um objetivo de negócio, a estratégia funcional é mais “intima” entre os departamentos. Cada setor ou 
departamento terão seus objetivos específicos, com sua gestão independente porém com sincronia 
de prazos com o objetivo de negócio.

ESTRATÉGIA OPERACIONAL

Como a própria nomenclatura sugere, este tipo de estratégia estará presente no nível mais amplo 

do negócio, conhecido como o “chão de fábrica”.

Dentro de uma holística de ciclo, a estratégia deste nível remeterá a ações que relacionam 

a compra de insumos, a produção em si, tempo de produção por colaborador, etc. Há neste caso 
responsabilidades específicas de gestores locais, sendo estes observados por gestores “globais” que 
alinharão as ações a serem realizadas.