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Prevenção e Controle de Riscos no Setor Industrial Elétrico
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que as cargas elétricas positivas ocupam a parte superior da nuvem, enquanto as cargas elétricas
negativas se posicionam na parte inferior, acarretando consequentemente uma intensa migração
de cargas positivas na superfície da terra para a área correspondente à localização da nuvem, desta
forma, as nuvens têm uma característica bipolar.
A concentração de cargas elétricas positivas e negativas numa determinada região faz surgir uma
diferença de potencial entre a terra e a nuvem. No entanto, o ar apresenta uma determinada rigidez
dielétrica, normalmente elevada, que depende de certas condições ambientais. O aumento dessa
diferença de potencial, que se denomina gradiente de tensão, poderá atingir um valor que supere a
rigidez dielétrica do ar interposto entre a nuvem e a terra, fazendo com que as cargas elétricas migrem
na direção da terra, num trajeto tortuoso e normalmente cheio de ramificações, cujo fenômeno é
conhecido como descarga piloto. É de aproximadamente 1kV /mm o valor do gradiente de tensão
para o qual a rigidez dielétrica do ar é rompida.
Tensão estática
Os condutores possuem elétrons livres e, portanto, podem ser eletrizados por indução. Os
isoladores, conhecidos também por dielétricos, praticamente não possuem elétrons livres. Será que
eles podem ser eletrizados por indução, isto é, aproximando um corpo eletrizado, sem, contudo tocá-
los?
Figura 1.3
Normalmente, os centros de gravidade das massas dos elétrons e prótons de um átomo coincidem-
se e localizam-se no seu centro. Quando um corpo carregado se aproxima desses átomos, há um
deslocamento muito pequeno dos seus elétrons e prótons, de modo que os centros de gravidade
destes não mais se coincidem, formando assim um dipolo elétrico. Um dielétrico que possui átomos
assim deformados (achatados) está eletricamente polarizado.
Tensões induzidas em linhas de transmissões de alta tensão. Devido o atrito com o vento e com a
poeira, e em condições seco, as linhas sofrem uma contínua indução que se somam as demais tensões
presentes. As tensões estáticas crescem continuamente e após longo período de tempo podem ser
relativamente elevadas. Podemos ter tensões induzidas na linha devido ao acoplamento capacitivo e
eletromagnético.
Se dois condutores ou um condutor e o potencial de terra, estiverem separados por um dielétrico
e em potenciais diferentes surgirão entre ambos o efeito capacitivo Ao aterrarmos uma linha, as
correntes, devido as tensões induzidas capacitivas e as tensões estáticas ao referencial de terra, são
drenadas imediatamente. Todavia, existirão tensões de acoplamento capacitivo e eletromagnético
induzidas pelos condutores energizados próximos à mesma.
Essa tensão é induzida por linha ou linhas energizadas que cruzam ou são paralelas á linha ou
equipamento desenergizado no qual se trabalha. Essa tensão é função da distância entre linhas,
da corrente de carga das linhas energizadas, do comprimento do trecho onde há paralelismo ou
cruzamento e da existência ou não de transposição nas linhas.
No caso de uma linha aterrada em apenas uma das extremidades, a tensão induzida
eletromagneticamente terá seu maior vulto na extremidade não aterrada e se ambas as extremidades
estiverem aterradas existirá uma corrente fluindo num circuito fechado com a terra. Ao se instalar o
aterramento provisório, uma corrente fluirá por seu intermédio, diminuindo a diferença de potencial
existente e ao mesmo tempo jampeando a área de trabalho o que possibilita neste ponto uma maior
segurança para o homem de manutenção.