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Prevenção e Controle de Riscos no Setor Industrial Elétrico

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que as cargas elétricas positivas ocupam a parte superior da nuvem, enquanto as cargas elétricas 
negativas se posicionam na parte inferior, acarretando consequentemente uma intensa migração 
de cargas positivas na superfície da terra para a área correspondente à localização da nuvem, desta 
forma, as nuvens têm uma característica bipolar.

A concentração de cargas elétricas positivas e negativas numa determinada região faz surgir uma 

diferença de potencial entre a terra e a nuvem. No entanto, o ar apresenta uma determinada rigidez 
dielétrica, normalmente elevada, que depende de certas condições ambientais. O aumento dessa 
diferença de potencial, que se denomina gradiente de tensão, poderá atingir um valor que supere a 
rigidez dielétrica do ar interposto entre a nuvem e a terra, fazendo com que as cargas elétricas migrem 
na direção da terra, num trajeto tortuoso e normalmente cheio de ramificações, cujo fenômeno é 
conhecido como descarga piloto. É de aproximadamente 1kV /mm o valor do gradiente de tensão 
para o qual a rigidez dielétrica do ar é rompida.

Tensão estática

Os condutores possuem elétrons livres e, portanto, podem ser eletrizados por indução. Os 

isoladores, conhecidos também por dielétricos, praticamente não possuem elétrons livres. Será que 
eles podem ser eletrizados por indução, isto é, aproximando um corpo eletrizado, sem, contudo tocá-
los?

Figura 1.3

Normalmente, os centros de gravidade das massas dos elétrons e prótons de um átomo coincidem-

se e localizam-se no seu centro. Quando um corpo carregado se aproxima desses átomos, há um 
deslocamento muito pequeno dos seus elétrons e prótons, de modo que os centros de gravidade 
destes não mais se coincidem, formando assim um dipolo elétrico. Um dielétrico que possui átomos 
assim deformados (achatados) está eletricamente polarizado.

Tensões induzidas em linhas de transmissões de alta tensão. Devido o atrito com o vento e com a 

poeira, e em condições seco, as linhas sofrem uma contínua indução que se somam as demais tensões 
presentes. As tensões estáticas crescem continuamente e após longo período de tempo podem ser 
relativamente elevadas. Podemos ter tensões induzidas na linha devido ao acoplamento capacitivo e 
eletromagnético.

Se dois condutores ou um condutor e o potencial de terra, estiverem separados por um dielétrico 

e em potenciais diferentes surgirão entre ambos o efeito capacitivo Ao aterrarmos uma linha, as 
correntes, devido as tensões induzidas capacitivas e as tensões estáticas ao referencial de terra, são 
drenadas imediatamente. Todavia, existirão tensões de acoplamento capacitivo e eletromagnético 
induzidas pelos condutores energizados próximos à mesma.

Essa tensão é induzida por linha ou linhas energizadas que cruzam ou são paralelas á linha ou 

equipamento desenergizado no qual se trabalha. Essa tensão é função da distância entre linhas, 
da corrente de carga das linhas energizadas, do comprimento do trecho onde há paralelismo ou 
cruzamento e da existência ou não de transposição nas linhas.

No caso de uma linha aterrada em apenas uma das extremidades, a tensão induzida 

eletromagneticamente terá seu maior vulto na extremidade não aterrada e se ambas as extremidades 
estiverem aterradas existirá uma corrente fluindo num circuito fechado com a terra. Ao se instalar o 
aterramento provisório, uma corrente fluirá por seu intermédio, diminuindo a diferença de potencial 
existente e ao mesmo tempo jampeando a área de trabalho o que possibilita neste ponto uma maior 
segurança para o homem de manutenção.