Capítulo 1
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»Oficinas e armação
»Laboratórios e posto médico
»Central de concreto
c) Escolha e instalação dos equipamentos
»Equipamentos para transporte vertical
»Equipamentos para transporte horizontal
»Equipamentos para produção
»Equipamentos para carga e descarga
1.4 - Canteiro de Obras
1.4.1 - Considerações Iniciais
A indústria da construção civil, em especial o subsetor edificações, é frequentemente citada como
exemplo de setor atrasado, com baixos índices de produtividade e elevados desperdícios de recursos,
apresentando, em geral, desempenho inferior à indústria de transformação. Um dos principais
reflexos desta situação são os altos índices de perdas de materiais, conforme constatado em estudos
como os realizados por Soibelman (1993) e Pinto (1989).
A mão-de-obra da construção é com frequência citada como a responsável por este quadro de
baixo desempenho, sendo comum rotular-se os operários de displicentes ou incapazes. Entretanto,
os operários, muitas vezes, não sabem o que devem executar e não dispõem dos adequados
instrumentos e materiais de trabalho, ou mesmo de um local em boas condições para executar seus
serviços (HANDA, 1988). Assim, é uma atitude simplista culpar a mão-de-obra pela ineficiência da
construção, existindo diversos estudos que apontam a ausência ou insuficiência de planejamento
como uma das principais causas desta situação.
O planejamento do canteiro, em particular, tem sido um dos aspectos mais negligenciados na
indústria da construção, sendo que as decisões são tomadas à medida em que os problemas surgem
no decorrer da execução (HANDA, 1988). Em consequência, os canteiros de obras muitas vezes deixam
a desejar em termos de organização e segurança, fazendo com que, longe de criarem uma imagem
positiva das empresas no mercado, recomendem distância aos clientes.
Apesar de as vantagens operacionais e econômicas de um eficiente planejamento de canteiro
serem mais óbvias em empreendimentos de maior porte e complexidade (RAD, 1983), é ponto pacífico
que um estudo criterioso do layout e da logística do canteiro deve estar entre as primeiras ações para
que sejam bem aproveitados todos os recursos materiais e humanos empregados na obra, qualquer
que seja seu porte (SKOYLES; SKOYLES, 1987; TOMMELEIN, 1992; MATHEUS, 1993; SOILBELMAN, 1993;
SANTOS, 1995).
Embora seja reconhecido que o planejamento do canteiro desempenha um papel fundamental
na eficiência das operações, cumprimento de prazos, custos e qualidade da construção, os gerentes
geralmente aprendem a realizar tal atividade somente através da tentativa e erro, ao longo de muitos
anos de trabalho (TOMMELEIN, 1992). Rad (1983) também concluiu que raramente existe um método
definido para o planejamento do canteiro, observando, em pesquisas junto a gerentes de obra, que
os planos eram elaborados com base na experiência, no senso comum e na adaptação de projetos
passados para as situações atuais.
Considerando a necessidade de que o planejamento de canteiro siga procedimentos estruturados,
o presente trabalho apresenta um método para o planejamento de canteiros de obra, incluindo
diretrizes para a execução de cada uma das etapas do processo de planejamento. O método e as
diretrizes de planejamento propostas, assim como a sua fundamentação teórica encontram-se mais
detalhadas na dissertação de mestrado de Saurin (1997).