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Combustão
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Os materiais combustíveis maus condutores de calor, madeira por exemplo, queimam com mais
facilidade que os materiais bons condutores de calor como os metais. Esse fato se deve a acumulação
de calor em uma pequena zona, no caso dos materiais maus condutores, fazendo com que a
temperatura local se eleve mais facilmente, já nos bons condutores, o calor é distribuído por todo
material, fazendo com que a temperatura se eleve mais lentamente.
Os combustíveis podem estar no estado sólido, liquido e gasoso, sendo que a grande maioria
precisa passar para o estado gasoso, para então se combinarem o comburente e gerar uma combustão.
Os combustíveis apresentam características conforme o seu estado físico, conforme vemos abaixo:
Sólidos Ex: Madeira, Tecido, Papel, Mato, etc.
Líquidos Ex: Gasolina, Álcool Etílico, Acetona, etc.
Gasosos Ex: Acetileno, GLP, Hidrogênio, etc.
Combustíveis sólidos - A maioria dos combustíveis não queima no estado sólido, sendo
necessário transformar-se em vapores, para então reagir com o comburente, ou ainda transformar-
se em líquido para posteriormente em gases, para então queimarem. Como exceção podemos citar
o enxofre e os metais alcalinos (potássio, magnésio, cálcio, etc...), que queimam diretamente no seu
estado sólido e merecem atenção especial como veremos mais a frente.
Figura 2.1
Combustíveis líquidos - Os combustíveis líquidos, chamados de líquidos inflamáveis, têm
características particulares, como:
Não tem forma própria, assumindo a forma do recipiente que as contem;
Se derramados, escorrem e se acumulam nas partes mais baixas;
A maioria dos líquidos inflamáveis é mais leves que a água, sendo assim flutuam sobre ela;
Os líquidos derivados de petróleo têm pouca solubilidade em água;
Na sua grande maioria são voláteis (liberam vapores a temperatura menores que 20ºC).
Combustíveis gasosos - Os gases não têm volume definido, tendendo, rapidamente, a ocupar
todo o recipiente em que está contido.
Para que haja a combustão, a mistura com o comburente deve ser uma mistura ideal, isto é, não
pode conter combustível demasiado (mistura rica) e nem quantidade insuficiente do mesmo (mistura
pobre).
Defini-se então para cada combustível os limite da sua mistura ideal, chamados de limites de
inflamabilidade, que estão dispostos a seguir:
Limite inferior de inflamabilidade (LII) – é a concentração mínima de uma mistura onde
pode ocorrer a combustão.
Limite superior de inflamabilidade (LSI) – é a concentração máxima de uma mistura onde
pode haver a combustão.
Figura 2.2