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Aspectos Legais

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Mantém contatos com os serviços médico e social da empresa ou de outra instituição, utilizando 
os meios de comunicação oficiais, para facilitar o atendimento necessário aos acidentados; 
Registra irregularidades ocorridas, anotando-as em formulários próprios e elaborando 
estatísticas de acidentes, para obter subsídios destinados à melhoria das medidas de segurança; 
Instrui os funcionários da empresa sobre normas de segurança, combate a incêndios e demais 
medidas de prevenção de acidentes, ministrando palestras e treinamento, para que possam 
agir acertadamente em casos de emergência; 
Coordena a publicação de matéria sobre segurança no trabalho, preparando instruções e 
orientando a confecção de cartazes e avisos, para divulgar e desenvolver hábitos de prevenção 
de acidentes; 
Participa de reuniões sobre segurança no trabalho, fornecendo dados relativos ao assunto, 
apresentando sugestões e analisando a viabilidade de medidas de segurança propostas, para 
aperfeiçoar o sistema existente. 

2.1.3 - Médico do Trabalho - CBO - 0-61.22

Executa exames periódicos de todos os empregados ou em especial daqueles expostos a 
maior risco de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais, fazendo o exame clínico e/
ou interpretando os resultados de exames complementares, para controlar as condições de 
saúde dos mesmos a assegurar a continuidade operacional e a produtividade; 
Executa exames médicos especiais em trabalhadores do sexo feminino, menores, idosos ou 
portadores de subnormalidades, fazendo anamnese, exame clínico e/ou interpretando os 
resultados de exames complementares, para detectar prováveis danos à saúde em decorrência 
do trabalho que executam e instruir a administração da empresa para possíveis mudanças de 
atividades; 
Faz tratamento de urgência em casos de acidentes de trabalho ou alterações agudas da saúde, 
orientando e/ou executando a terapêutica adequada, para prevenir consequências mais 
graves ao trabalhador; 
Avalia, juntamente com outros profissionais, condições de insegurança, visitando 
periodicamente os locais de trabalho, para sugerir à direção da empresa medidas destinadas a 
remover ou atenuar os riscos existentes; 
Participa, juntamente com outros profissionais, da elaboração e execução de programas 
de proteção à saúde dos trabalhadores, analisando em conjunto os riscos, as condições de 
trabalho, os fatores de insalubridade, de fadiga e outros, para obter a redução de absenteísmo 
e a renovação da mão-de-obra; 
Participa do planejamento e execução dos programas de treinamento das equipes de 
atendimento de emergências, avaliando as necessidades e ministrando aulas, para capacitar 
o pessoal incumbido de prestar primeiros socorros em casos de acidentes graves e catástrofes; 
Participa de inquéritos sanitários, levantamentos de doenças profissionais, lesões traumáticas e 
estudos epidemiológicos, elaborando e/ou preenchendo formulários próprios e estudando os 
dados estatísticos, para estabelecer medidas destinadas a reduzir a morbidade e mortalidade 
decorrentes de acidentes do trabalho, doenças profissionais e doenças de natureza não-
ocupacional; 
Participa de atividades de prevenção de acidentes, comparecendo a reuniões e assessorando 
em estudos e programas, para reduzir as ocorrências de acidentes do trabalho; 
Participa dos programas de vacinação, orientando a seleção da população trabalhadora e o 
tipo de vacina a ser aplicada, para prevenir moléstias transmissíveis; 
Participa de estudos das atividades realizadas pela empresa, analisando as exigências 
psicossomáticas de cada atividade, para elaboração das análises profissiográficas; 
Procede aos exames médicos destinados à seleção ou orientação de candidatos a emprego 
em ocupações definidas, baseando-se nas exigências psicossomáticas das mesmas, para 
possibilitar o aproveitamento dos mais aptos; 
Participa da inspeção das instalações destinadas ao bem-estar dos trabalhadores, visitando, 
juntamente com o nutricionista, em geral (0-68.10), e o enfermeiro de higiene do trabalho (0-
71.40) e/ou outros profissionais indicados, o restaurante, a cozinha, a creche e as instalações 
sanitárias, para observar as condições de higiene e orientar a correção das possíveis falhas 
existentes.
Pode participar do planejamento, instalação e funcionamento dos serviços médicos da 
empresa.