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Cidade Modelo
Cidades são sedes de municípios e estão distribuídas por todos os países que existem no planeta,
cada cidade tem sua particularidade quanto à história, arquitetura, religião entre outros, independente
da quantidade de habitantes.
Todas as cidades são constituídas pelo trabalho físico e mental do homem, dessa forma, é uma
construção social que ocupa o espaço geográfico transformando de forma significativa a paisagem.
Diante das distinções entre as cidades quanto à origem, história, importância econômica e política, é
possível classificar os núcleos urbanos de acordo com sua função e grau de influência, o primeiro se
diferencia segundo sua origem, tais como:
Cidades Naturais são aquelas que emergiram e se desenvolveram sem nenhum tipo
de planejamento prévio, ou seja, naturalmente, nessas geralmente as ruas são estreitas
dificultando a mobilidade e fluxo de pessoas e pedestres, além de outros inconvenientes.
Nesse contexto, podemos exemplificar as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil), Nova
York (Estados Unidos) e Tóquio (Japão).
Cidades Planejadas correspondem àquelas constituídas a partir de um projeto ou plano diretor
discutido e analisado antes da sua execução, nesse caso há uma preocupação com a configuração
da cidade, como largura das ruas, escolha de espaços específicos para comércio, residências e outras
funções. No Brasil são consideradas como cidades planejadas: Teresina, fundada em 1851; Aracaju,
1858; Belo Horizonte, 1898; Goiânia, 1937; Brasília, 1960; e Palmas, 1990. Apesar do planejamento
prévio, o crescimento acelerado não acompanha as previsões do projeto.
As cidades podem ser classificadas também pela sua função ou principal atividade econômica,
diante disso as cidades podem ser:
Cidades Industriais correspondem àqueles municípios que concentram um grande número
de indústrias, tendo essa como principal atividade geradora de receita, nesse caso podemos
exemplificar a cidade de São Bernardo do Campo que abriga um parque industrial e atua na
produção de automóveis, além de várias outras no Brasil e no mundo;
Cidade Comercial representam os núcleos urbanos que tem como ponto forte econômico as
transações comerciais e a prestação de serviços, diante dessas características podemos citar
Manaus (Brasil), Nova York (Estados Unidos) e Londres (Inglaterra);
Cidades Portuárias são aquelas que têm suas atividades vinculadas à exportação e importação
e que abriga portos em plena área urbana, nesse seguimento temos as cidades de Santos
(Brasil), Hamburgo (Alemanha) e Marselha (França);
Cidades Turísticas correspondem a núcleos urbanos que tem como principal atividade
econômica a indústria do turismo, com essa característica temos as cidades de Porto Seguro e
Caldas Novas (Brasil), Miami (Estados Unidos) e Acapulco (México);
Cidades religiosas são aquelas que se destacam por atrair fiéis de diferentes religiões, nesse
sentido temos Trindade (Brasil), Meca (Arábia Saudita), Lourdes (França);
Cidades históricas correspondem a núcleos urbanos que carregam um grande acervo histórico,
seja na arquitetura ou na própria relação social desenvolvida no lugar, podemos citar como
exemplo Goiás Velho e Parati (Brasil), Atenas (Grécia) entre muitas outras dispersas pelo mundo.
A urbanização é um fenômeno mundial que propõe numerosos desafios aos governantes e aos
próprios urbanistas. O espetacular crescimento das cidades, especialmente nos países subdesenvolvidos,
costuma ser caótico, complicando ainda mais a organização do espaço urbano. Entre os problemas mais
graves destacam-se os de transportes, de serviços sociais, de moradia e de violência urbana.
O conceito do que é uma cidade varia de país para país. A maioria adota o critério demográfico-
quantitativo, isto é, uma localidade é considerada cidade quando atinge determinado número
de habitantes. Por exemplo, no Canadá e na Escócia, esse número é de 100 moradores, enquanto
na Holanda são necessários 5.000 habitantes para caracterizar uma cidade. No Brasil, Equador e
Nicarágua, só as sedes de município são consideradas cidades.
Figura 2.0 - Santos – SP
exemplo de cidade
portuária.