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Organização - Estrutura e Funcionamento da Enfermagem nas Instituições de Saúde

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»Assessorar a Diretoria e/ou Serviço de Enfermagem, no que se refere às questões inerentes à 

ÉTICA PROFISSIONAL;

 

»Participar de estudos e projetos visando a orientação aos clientes, familiares e comunidade, no 

que se refere às questões ÉTICAS.

 

»Promover e/ou participar de atividades multiprofissionais referentes Á ÉTICA;

 

»Analisar e emitir parecer sobre a abordagem das questões ÉTICAS de Enfermagem na 

Instituição, sempre que necessário;

 

»Zelar pelo exercício ético dos profissionais de enfermagem na instituição, identificando as 

condições oferecidas pela mesma, para o desempenho das atividades profissionais e qualidade 
do atendimento dispensado à clientela pela equipe de enfermagem;

 

»Averiguar as denúncias ocorridas e notificar ao COREN-ES as infrações éticas detectadas. 

Solicitar assessoramento da Comissão de Ética do CORENES, sempre que necessário;

 

»Elaborar o relatório anual das atividades desenvolvidas e encaminhar ao COREN-ES;

 

»Constituição de um grupo de trabalho que se incumbirá da divulgação, participação e discussão 

dos assuntos referentes a Ética entre todas as categorias da Enfermagem da instituição.

Figura 1.2

1.2 - Normas e Rotinas em Enfermagem

As normas administrativas em enfermagem compõem um instrumento que determina o que deve 

ser feito, com base em princípios científicos e de autoridade. O objetivo é a organização no que se 
refere ao serviço, assim como definir a competência e o limite da atuação dos membros que fazem 
parte da equipe de enfermagem.

As rotinas de enfermagem é o que norteia toda prática em se tratando da assistência ao 

paciente, sendo criadas para facilitar os trabalhos, unificar as ações, padronizar os procedimentos, 
estabelecendo o passo a passo do cuidar. São planejadas embasadas em uma equipe interdisciplinar 
(quando alguns especialistas discutem entre si a situação de um paciente sobre aspectos comuns a 
mais de uma especialidade), garantindo a qualidade do serviço, pois engloba diversas ações. Neste 
processo são estabelecidas parcerias com outros setores, oferecendo ao paciente uma assistência 
mais completa e abrangente.