Capítulo 2

14

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G - 
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4

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8

6

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O

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0

0

1

Baixo peso ao nascer: Está relacionado tanto com a questão da desnutrição intra-uterina como: 

necessidades nutricionais aumentadas, reservas muito limitadas (fe, zn, vit. a, etc ) e menor resistência, 
como também a fatores relacionados ao baixo nível socioeconômico, baixa renda, baixa escolaridade 
materna, insuficiente acesso aos alimentos, atenção materno-infantil inadequada e ambiente 
insalubre 

2.3.2.2 - Avaliação do crescimento físico do lactente

No 1° ano de vida os principais indicadores são dados antropométricos: peso, comprimento, 

perímetro cefálico e torácico.

Peso:

 Utiliza-se balança pediátrica em crianças menores que 2 anos. Sua capacidade máx. é de 16 Kg 
com divisões de 10 g.
 Utiliza-se balança plataforma em crianças com mais de 2 anos, o indivíduo permanece em pé 
(capacidade 150 Kg, divisão 100 g).
A criança deve estar com o mínimo de roupa e descalça, devendo ser mantida imóvel para que 
o peso fique igualmente distribuído sobre a balança. 

Modelos de Balanças

Figura 2.0

Comprimento

Termo utilizado para crianças menores de 2 anos, pois a aferição acontece com a mesma deitada. 

Utiliza-se o infantômetro, a criança é deitada, a peça fixa na cabeça e a peça móvel é deslocada até 
seus pés, que deverão estar juntos e com as pernas relaxadas (Figura 2.1).

Figura 2.1 

Estatura

Crianças com mais de 2 anos. Utiliza-se o estadiômetro ou fitas métricas A nuca, ombros, nádegas 

e calcanhares deverão permanecer encostados no centro do estadiômetro devendo ainda os joelhos 
permanecerem unidos. A aferição da estatura é feita em cm (Figura 2.2).

Circunferência cefálica

Indicador do desenvolvimento da cabeça e do cérebro, sua curva evolutiva difere daquela do 

crescimento geral do corpo. 

Com a criança deitada, passa-se uma fita inelástica em torno da parte mais proeminente da 

cabeça, ou seja, sobre a região frontal e, posteriormente, o nível do occipital, contornado a cabeça no 
mesmo nível, a direita e a esquerda (Figura 2.3).

      

Figura 2.2 

Figura 2.3