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Materiais Metálicos Não Ferrosos
R
E
G -
5
4
9
.4
17
- C
O
PY
R
IG
H
T - B
0
0
1
Refletividade:
O alumínio tem uma refletividade acima de 80%, a qual permite ampla utilização em luminárias.
Propriedade anti-magnética:
Por não ser magnético, o alumínio é freqüentemente utilizado como proteção em equipamentos
eletrônicos. Além disso, o metal não produz faíscas, o que é uma característica muito importante
para garantir sua utilização na estocagem de substâncias inflamáveis ou explosivas, bem como em
caminhões-tanque de transporte de combustíveis.
Característica de barreira:
O alumínio é um importante elemento de barreira à luz, é também impermeável à ação da
umidade e do oxigênio, tornando a folha de alumínio um dos materiais mais versáteis no mercado de
embalagens.
Reciclagem:
A característica de ser infinitamente reciclável, sem perda de suas propriedades físico-químicas é
uma das principais vantagens do alumínio.
A Tabela 1.1 compara algumas propriedades de três metais mais utilizados:
Tabela 1.1 – Comparativo entre os metais mais utilizados na indústria.
PROPRIEDADES FÍSICAS TÍPICAS
ALUMÍNIO
AÇO
COBRE
Densidade (g/cm³)
2,70
7,86
8,96
Temperatura de fusão (°C)
660
1500
1083
Módulo de elasticidade (MPa)
70000
205000
110000
Coeficiente de dilatação térmica (L/°C);
23.10-6
11,7.10-6
16,5.10-6
Condutibilidade térmica a 25°C (Cal/cm/°C)
0,53
0,12
0,94
Condutibilidade elétrica (%IACS)
61
14,5
100
1.3.2 - Ligas de alumínio
O alumínio fundido dissolve outros metais e substâncias metalóides, como o silício, que atua neste
aspecto como metal. Quando o alumínio se resfria e se solidifica, alguns dos constituintes da liga
podem ser retidos em solução sólida. Isto faz com que a estrutura atômica do metal se torne mais
rígida. Os átomos podem ser visualizados como sendo arranjados em uma rede cristalina regular,
formando átomos de tamanhos diferentes daqueles do elemento de liga principal.
O metal quente pode manter uma grande quantidade de elementos de liga em solução sólida do
que quando frio. Conseqüentemente, quando do seu resfriamento, ele tende a precipitar o excesso
dos elementos de liga da solução. Este precipitado pode ser na forma de partículas duras, consistindo
de compostos intermetálicos, tais como: CuAl2 ou Mg2Si; estes agregados de átomos metálicos
tornam a rede cristalina mais rígida ainda e, conseqüentemente, endurecem a liga.
O desenvolvimento de ligas resistentes tratadas termicamente, contendo uma pequena
porcentagem de cobre e magnésio, tornou praticável a fabricação de aviões totalmente em metal.
Investigações, durante a segunda década do Século 20, resultaram no primeiro de outro grupo de ligas
bem conhecido, que continha uma pequena adição de níquel. Este foi desenvolvido para componentes de
motores, tais como, pistões que necessitavam manter a resistência em temperaturas elevadas.
Em seguida foram descobertas as ligas que continham magnésio e silício, conduzindo ao
desenvolvimento do que são, atualmente, as principais ligas estruturais para aplicações gerais de
engenharia.
Durante o mesmo período, trabalho pioneiro foi realizado no campo das ligas de alumínio-
magnésio, amplamente utilizadas, atualmente, na indústria naval
Outro importante emprego do alumínio, no período entre as duas guerras mundiais, incluiu o
descobrimento do processo de anodização e a introdução de uma utilização particular das ligas de
fundição, que permitiram um maior aproveitamento das sucatas de aviões.