Capítulo 1

10

R

E

G - 
5

4

9

.8

7

9

 - C
O

PY
R

IG

H

T - B

0

0

1

(a) Tração: a força atuante tende a provocar um alongamento do elemento na direção da mesma;

(b) Compressão: a força atuante tende a produzir uma redução do elemento na direção da 
mesma;

(c) Flexão: a força atuante provoca uma deformação do eixo perpendicular à mesma.

(d) Torção: forças que atuam num plano perpendicular ao eixo e cada secção transversal tende 
a girar em relação às outras;

(e) Flambagem: é um esforço de compressão numa barra de secção transversal, pequena em 
relação ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra;

(f) Cisalhamento: forças que tendem a produzir um efeito de corte, isto é, um deslocamento 
linear entre secções transversais.

LEMBRE-SE: 

Os esforços podem se apresentar de forma isolada ou combinada.

O exemplo da Figura 1.6 demonstra os esforços atuantes em união por parafuso/porca. Um parafuso 

é exposto à carga de tensão (tração), à torção e, por vezes, também a uma carga de cisalhamento.

A tensão no parafuso, quando apertado à extensão projetada,é conhecida como pré-tensão.

A carga de tensão corresponde à força que une as partes da junta. Cargas externas que são 

inferiores à força de união não mudarão a carga de tensão no parafuso. Por outro lado,se a junta for 
exposta a cargas externas mais altas do que a pré-tensão no parafuso, a junta será separada e a carga 
de tensão no parafuso irá aumentar naturalmente até que o parafuso quebre.

Figura 1.6 – Esforços mecânicos atuantes em uma união por parafusos.

      A capacidade que os materiais possuem em resistir a esses esforços é definida a partir dos testes 

em laboratório por meio de aparelhos com procedimentos estabelecidos por normas reconhecidas 
internacionalmente.

Resistência ao impacto

É a capacidade que o material possui em absorver energia de impacto.

Em muitas aplicações da engenharia de construção os materiais estão sujeitos a choques 

provocados por outros elementos de forma prevista ou não nos projetos. 

Testes em laboratório por meio de equipamentos e procedimentos estabelecidos por normas 

podem definir valores de resistência dos materiais ao impacto em diversas situações de uso.