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Introdução à Manutenção 

e Inspeção

1.1 - Normas de Organização da Manutenção

Com a globalização da economia, a busca da qualidade total em serviços, produtos e gerenciamento 

ambiental passou a ser a meta de todas as empresas.

 

»O que a manutenção tem a ver com a qualidade total?

Disponibilidade de máquina, aumento da competitividade, aumento da lucratividade, satisfação 

dos clientes, produtos com defeito zero...

 

»Não entendi!

Vamos comparar. Imagine que eu seja um fabricante de rolamentos e que tenha concorrentes 

no mercado. Pois bem, para que eu venha a manter meus clientes e conquistar outros, precisarei 
tirar o máximo rendimento de minhas máquinas para oferecer rolamentos com defeito zero e preço 
competitivo.

Deverei, também, estabelecer um rigoroso cronograma de fabricação e de entrega de meus 

rolamentos. Imagine você que eu não faça manutenção de minhas máquinas...

 

»Estou começando a compreender.

Se eu não tiver um bom programa de manutenção, os prejuízos serão inevitáveis, pois máquinas 

com defeitos ou quebradas causarão:

Diminuição ou interrupção da produção;
Atrasos nas entregas;
Perdas financeiras;
Aumento dos custos;
Rolamentos com possibilidades de apresentar defeitos de fabricação;
Insatisfação dos clientes;
Perda de mercado.

Para evitar o colapso de minha empresa devo, obrigatoriamente, definir um programa de 

manutenção com métodos preventivos a fim de obter rolamentos nas quantidades previamente 
estabelecidas e com qualidade. Também devo incluir, no programa, as ferramentas a serem 
utilizadas e a previsão da vida útil de cada elemento das máquinas.

Todos esses aspectos mostram a importância que se deve dar à manutenção.

UM BREVE HISTÓRICO 

A manutenção, embora despercebida, sempre existiu, mesmo nas épocas mais remotas. Começou 

a ser conhecida com o nome de manutenção por volta do século XVI na Europa central, juntamente 
com o surgimento do relógio mecânico, quando surgiram os primeiros técnicos em montagem e 
assistência.

Tomou corpo ao longo da Revolução Industrial e firmou-se, como necessidade absoluta, na 

Segunda Guerra Mundial. No princípio da reconstrução pós-guerra, Inglaterra, Alemanha, Itália 
e principalmente o Japão alicerçaram seu desempenho industrial nas bases da engenharia e 
manutenção.

Nos últimos anos, com a intensa concorrência, os prazos de entrega dos produtos passaram a ser 

relevantes para todas as empresas. Com isso, surgiu a motivação para se prevenir contra as falhas de 
máquinas e equipamentos. Essa motivação deu origem à manutenção preventiva.

Em suma, nos últimos vinte anos é que tem havido preocupação de técnicos e empresários para 

o desenvolvimento de técnicas específicas para melhorar o complexo sistema Homem/Máquina/
Serviço
.