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Introdução à Manutenção e Inspeção

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TPM (manutenção produtiva total) foi desenvolvida no Japão. É um modelo calcado no conceito 

“de minha máquina, cuido eu”.

Terotecnologia é uma técnica inglesa que determina a participação de um especialista em 

manutenção desde a concepção do equipamento até sua instalação e primeiras horas de produção. 
Com a terotecnologia, obtêm-se equipamentos que facilitam a intervenção dos mantenedores.

Modernamente há empresas que aplicam o chamado retrofitting, que são reformas de 

equipamentos com atualização tecnológica. Por exemplo, reformar um torno mecânico convencional 
transformando-o em torno CNC é um caso de retrofitting.

A manutenção não planejada classifica-se em duas categorias: a corretiva e a de ocasião.

manutenção corretiva tem o objetivo de localizar e reparar defeitos em equipamentos que 

operam em regime de trabalho contínuo.

manutenção de ocasião consiste em fazer consertos quando a máquina se encontra parada.

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE

Nas instalações industriais, as paradas para manutenção constituem uma preocupação constante 

para a programação da produção. Se as paradas não forem previstas, ocorrem vários problemas, tais 
como: atrasos no cronograma de fabricação, indisponibilidade da máquina, elevação dos custos etc.

Para evitar esses problemas, as empresas introduziram, em termos administrativos, o planejamento 

e a programação da manutenção. No Brasil, o planejamento e a programação da manutenção foram 
introduzidos durante os anos 60.

A função planejar significa conhecer os trabalhos, os recursos para executá-los e tomar decisões.

A função programar significa determinar pessoal, dia e hora para execução dos trabalhos.

Um plano de manutenção deve responder às seguintes perguntas:

 

»Como?

 

»O quê?

 

»Em quanto tempo?

 

»Quem?

 

»Quando?

 

»Quanto?

As três primeiras perguntas são essenciais para o planejamento e as três últimas, imprescindíveis 

para a programação.

O plano de execução deve ser controlado para se obter informações que orientem a tomada de 

decisões quanto a equipamentos e equipes de manutenção.

O controle é feito por meio de coleta e tabulação de dados, seguidos de interpretação. É desta 

forma que são estabelecidos os padrões ou normas de trabalho.

ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO

Por organização do serviço de manutenção podemos entender a maneira como se compõem, se 

ordenam e se estruturam os serviços para o alcance dos objetivos visados.

A administração do serviço de manutenção tem o objetivo de normatizar as atividades, ordenar os 

fatores de produção, contribuir para a produção e a produtividade com eficiência, sem desperdícios 
e retrabalho.

O maior risco que a manutenção pode sofrer, especialmente nas grandes empresas, é o da perda 

do seu principal objetivo, por causa, principalmente, da falta de organização e de uma administração 
excessivamente burocratizada.

TPM. PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO

Durante muito tempo as indústrias funcionaram com o sistema de manutenção corretiva. Com 

isso, ocorriam desperdícios, retrabalhos, perda de tempo e de esforços humanos, além de prejuízos 
financeiros.

A partir de uma análise desse problema, passou-se a dar ênfase na manutenção preventiva. Com 

enfoque nesse tipo de manutenção, foi desenvolvido o conceito de manutenção produtiva total
conhecido pela sigla TPM (total productive maintenance), que inclui programas de manutenção 
preventiva e preditiva.