Capítulo 1

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CONCEITO E OBJETIVOS

Podemos entender manutenção como o conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao 

funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Esses 
cuidados envolvem a conservação, a adequação, a restauração, a substituição e a prevenção. Por 
exemplo, quando mantemos as engrenagens lubrificadas, estamos conservando-as. Se estivermos 
retificando uma mesa de desempeno, estaremos restaurando-a Se estivermos trocando o plugue de 
um cabo elétrico, estaremos substituindo-o.

De modo geral, a manutenção em uma empresa tem como objetivos:

Manter equipamentos e máquinas em condições de pleno funcionamento para garantir a 
produção normal e a qualidade dos produtos;
Prevenir prováveis falhas ou quebras dos elementos das máquinas.

Alcançar esses objetivos requer manutenção diária em serviços de rotina e de reparos periódicos 

programados. A manutenção ideal de uma máquina é a que permite alta disponibilidade para a 
produção durante todo o tempo em que ela estiver em serviço e a um custo adequado.

SERVIÇOS DE ROTINA E SERVIÇOS PERIÓDICOS

Os serviços de rotina constam de inspeção e verificação das condições técnicas das unidades 

das máquinas. A detecção e a identificação de pequenos defeitos dos elementos das máquinas, a 
verificação dos sistemas de lubrificação e a constatação de falhas de ajustes são exemplos dos serviços 
da manutenção de rotina.

A responsabilidade pelos serviços de rotina não é somente do pessoal da manutenção, mas 

também de todos os operadores de máquinas. Salientemos que há, também, manutenção de 
emergência ou corretiva que será estudada logo adiante

Os serviços periódicos de manutenção consistem de vários procedimentos que visam manter a 

máquina e equipamentos em perfeito estado de funcionamento. Esses procedimentos envolvem 
várias operações:

Monitorar as partes da máquina sujeitas a maiores desgastes;
Ajustar ou trocar componentes em períodos predeterminados;
Exame dos componentes antes do término de suas garantias;
Replanejar, se necessário, o programa de prevenção;
Testar os componentes elétricos etc.

Os serviços periódicos de manutenção podem ser feitos durante paradas longas das máquinas por 

motivos de quebra de peças (o que deve ser evitado) ou outras falhas, ou durante o planejamento de 
novo serviço ou, ainda, no horário de mudança de turnos.

As paradas programadas visam à desmontagem completa da máquina para exame de suas partes 

e conjuntos. As partes danificadas, após exame, são recondicionadas ou substituídas. A seguir, a 
máquina é novamente montada e testada para assegurar a qualidade exigida em seu desempenho.

Reparos não programados também ocorrem e estão inseridos na categoria conhecida pelo nome 

de manutenção corretiva. Por exemplo, se uma furadeira de bancada estiver em funcionamento e a 
correia partir, ela deverá ser substituída de imediato para que a máquina não fique parada.

O acompanhamento e o registro do estado da máquina, bem como dos reparos feitos, são fatores 

importantes em qualquer programa de manutenção.

TIPOS DE MANUTENÇÃO

Há dois tipos de manutenção: a planejada e a não planejada.

A manutenção planejada classifica-se em quatro categorias: preventivapreditivaTPM e 

Terotecnologia.

manutenção preventiva consiste no conjunto de procedimentos e ações antecipadas que 

visam manter a máquina em funcionamento.

manutenção preditiva é um tipo de ação preventiva baseada no conhecimento das condições 

de cada um dos componentes das máquinas e equipamentos. Esses dados são obtidos por meio de 
um acompanhamento do desgaste de peças vitais de conjuntos de máquinas e de equipamentos. 
Testes periódicos são efetuados para determinar a época adequada para substituições ou reparos de 
peças. Exemplos: análise de vibrações, monitoramento de mancais.

Figura 1.0 - Verificação de 

folga