2
6
R
E
G -
5
4
9
.80
4
- C
O
PY
R
IG
H
T - B
0
0
1
A Logística no Contexto Global
A proposta desse capítulo é de estudar as profundas transformações no ambiente das organizações
a nível mundial, como as grandes fusões, aquisições, alianças estratégicas no cenário econômico
brasileiro e mundial.
2.1 - A Globalização e Internacionalização de Mercados
As transformações no cenário econômico brasileiro e mundial nos últimos anos vêm causando
grandes e profundas alterações no ambiente das organizações. As constantes fusões, aquisições,
alianças estratégicas, determinaram ambientes altamente competitivos, com consumidores cada vez
mais exigentes.
Há a necessidade de reformular conceitos e agregar valor ao produto para que se tenham
condições de competir e satisfazer as necessidades dos clientes. Para que a organização sobreviva e
tenha condições de superar a concorrência, é fundamental o uso de estratégias diferenciadas.
Nesse sentido, a logística ganha um novo enfoque e está assumindo posição de destaque nas
estratégias competitivas das organizações preocupadas em garantir sua posição no mercado. A área
de atuação da logística não está mais limitada à distribuição; o que se busca hoje é a integração de
todos os setores internos da organização, bem como dos setores externos, o que se traduz em nível
de serviço adequado ao cliente final.
Dentro desse contexto analisaremos as principais formas de concepção de empresas.
Indústrias globais
A definição de indústria global foi desenvolvida, nos últimos anos por diferentes especialistas em
política geral de empresas (Porter, 1986) ou em estratégia internacional (PRAHALAD & DOZ, 1987).
Segundo esses autores, as estruturas e a dinâmica de um mercado devem consideradas em função
das pressões exercidas por dois fatores:
»Primeiro, reunindo as forças de integração global (pressão em termos de coordenação; e
»Segundo, reunindo as forças de adaptação local (pressão em termos de localização).
Ainda, uma indústria é global se a posição de uma empresa na indústria de um país é
interdependente com a sua posição na indústria de outro país. Dentre alguns indicadores de
globalização podemos citar:
»Divisão do Comércio internacional sobre a produção (PIB) mundial;
»Divisão do investimento internacional sobre o investimento total mundial;
Proporção do rendimento da indústria gerado por empresas que competem em regiões chave do
mundo. Após a idéia de indústria global, se faz necessário abordar e entender o contexto de mercado
global. Neste mercado tem-se:
»Setor Industrial Global: conjunto de empresas em que as posições estratégicas dos concorrentes
nos principais mercados geográficos e nacionais são, fundamentalmente, afetadas por suas
posições globais;
»Empresa Global: opera em mais de um país e obtém vantagens em pesquisa e desenvolvimento,
produção, logística, marketing, finanças, custos e reputação, que não estão disponíveis para os
concorrentes basicamente domésticos.
Surge neste panorama a necessidade de se tomar decisões. No esboço abaixo se observa alguns
questionamentos que podem ser efetuados.