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A Logística no Contexto Global

A proposta desse capítulo é de estudar as profundas transformações no ambiente das organizações 

a nível mundial, como as grandes fusões, aquisições, alianças estratégicas no cenário econômico 
brasileiro e mundial.

2.1 - A Globalização e Internacionalização de Mercados

As transformações no cenário econômico brasileiro e mundial nos últimos anos vêm causando 

grandes e profundas alterações no ambiente das organizações. As constantes fusões, aquisições, 
alianças estratégicas, determinaram ambientes altamente competitivos, com consumidores cada vez 
mais exigentes.

Há a necessidade de reformular conceitos e agregar valor ao produto para que se tenham 

condições de competir e satisfazer as necessidades dos clientes. Para que a organização sobreviva e 
tenha condições de superar a concorrência, é fundamental o uso de estratégias diferenciadas.

Nesse sentido, a logística ganha um novo enfoque e está assumindo posição de destaque nas 

estratégias competitivas das organizações preocupadas em garantir sua posição no mercado. A área 
de atuação da logística não está mais limitada à distribuição; o que se busca hoje é a integração de 
todos os setores internos da organização, bem como dos setores externos, o que se traduz em nível 
de serviço adequado ao cliente final.

Dentro desse contexto analisaremos as principais formas de concepção de empresas.

Indústrias globais

 

A definição de indústria global foi desenvolvida, nos últimos anos por diferentes especialistas em 

política geral de empresas (Porter, 1986) ou em estratégia internacional (PRAHALAD & DOZ, 1987). 
Segundo esses autores, as estruturas e a dinâmica de um mercado devem consideradas em função 
das pressões exercidas por dois fatores: 

 

»Primeiro, reunindo as forças de integração global (pressão em termos de coordenação; e

 

»Segundo, reunindo as forças de adaptação local (pressão em termos de localização). 

Ainda, uma indústria é global se a posição de uma empresa na indústria de um país é 

interdependente com a sua posição na indústria de outro país. Dentre alguns indicadores de 
globalização podemos citar: 

 

»Divisão do Comércio internacional sobre a produção (PIB) mundial;

 

»Divisão do investimento internacional sobre o investimento total mundial;

Proporção do rendimento da indústria gerado por empresas que competem em regiões chave do 

mundo. Após a idéia de indústria global, se faz necessário abordar e entender o contexto de mercado 
global. Neste mercado tem-se: 

 

»Setor Industrial Global: conjunto de empresas em que as posições estratégicas dos concorrentes 

nos principais mercados geográficos e nacionais são, fundamentalmente, afetadas por suas 
posições globais; 

 

»Empresa Global: opera em mais de um país e obtém vantagens em pesquisa e desenvolvimento, 

produção, logística, marketing, finanças, custos e reputação, que não estão disponíveis para os 
concorrentes basicamente domésticos. 

Surge neste panorama a necessidade de se tomar decisões. No esboço abaixo se observa alguns 

questionamentos que podem ser efetuados.