Capítulo 3

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determina como vemos a nós e aos outros, como nos comportamos e como percebemos o mundo a 
nossa volta. Tendemos crer que nossa maneira de ver o mundo é única ou pelo menos, a melhor.

Com base nos estudos dos possíveis impactos que os mais variados tipos de cultura exercem nas 

transações de ordem comercial, apresentamos na tabela  abaixo, dez possíveis fatores orientadores 
do processo, considerando a multiculturalidade existente no mundo.

Tabela 3.1 - Variáveis e propostas para análise cultural voltada para os negócios. / Fonte: Elaboração a partir de 

BRAKE, T, WALKER, D. Doing business internationally he workbook to cross-cultural success. Princelon Trainning 

Press. 1995. Módulo 2. P. 05.

VARIÁVEL

ASSOCIAÇÃO

1. Ambiente

Controle, Harmonia, Restrições.

2. Tempo

Simples ou multifocal, Passado, Presente, Futuro.

3. Ação

Ser ou fazer.

4. Comunicação

Alto ou baixo nível intelectual. Formal ou informal.

5. Espaço

Privado ou público.

6. Poder

Hierarquia ou igualdade.

7. Individualidade

Individual ou coletivo, Universal ou particular

8. Competitividade

Competição ou cooperação.

9. Estrutura

Disciplinar ou flexível.

10. Pensamento

Dedutivo ou indutivo, Linear ou sistêmico.

3.1 - Estratégias que a Logística Oferece para a Empresa

Estudiosos têm reforçado cada vez mais a necessidade do planejamento estratégico dos negócios. 

A formulação estratégica deve ser vista como sendo um complexo sistema que cresce e se desenvolve, 
embora só seja visível em longo prazo, pois há que considerar uma visão sistêmica não-imediata.

Isso tem a ver com questões de ordem mais abrangente, como as perspectivas culturais, que são 

mais facilmente encontradas em países orientais (China, Japão) e anglo-saxões (Grã-Bretanha, EUA, 
Alemanha, Suíça) do que em outros de origem latina.

A formulação da estratégia como posicionamento em um cenário globalizado, com pensamento 

estruturado desde o lucro básico até a visão ambiental, passa por um processo formal, em especial em 
tempos nos quais a gestão do conhecimento pode vir a ser uma vantagem competitiva.

Para atender o público consumidor, dentre as mais variadas opções de abastecimento, devemos 

fazê-lo de modo que ele perceba vantagem em adquirir certos produtos e serviços em locais específicos.

ESTUDO DE CASO

O texto abaixo se refere a o autor Cavalcanti et al.

(...) não tem espaço para estocar mercadorias devido às dimensões dos estabelecimentos, a 
questão de logística de abastecimento, com a reposição periódica dos produtos vendidos, é muito 
importante para os varejistas da modalidade, especialmente nos finais de semana normais e mais 
agravado naqueles que são prolongamento por feriado e época de verão quando aumentam o 
consumo de bebidas e a própria frequência às lojas.
Após análise do texto, você consegue identificar a qual ramo e que tipo de estabelecimento 
Calvacanti et al se refere? Quais são as vantagens de se adquirir produtos nesse estabelecimento, 
quais são as desvantagens?
Podemos concluir que uma abordagem estratégica é adequada se considerarmos a logística 
empresarial um elemento relevante em tal processo de otimização da organização, pois o que 
é esperado é que a adequada gestão da logística empresarial ofereça, vai uma abordagem 
operacional, um integração entre os suprimentos físicos (fornecedores) e a produção 
(transformação) até alcançar o consumidor final por meio da distribuição física.