Capítulo 3
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determina como vemos a nós e aos outros, como nos comportamos e como percebemos o mundo a
nossa volta. Tendemos crer que nossa maneira de ver o mundo é única ou pelo menos, a melhor.
Com base nos estudos dos possíveis impactos que os mais variados tipos de cultura exercem nas
transações de ordem comercial, apresentamos na tabela abaixo, dez possíveis fatores orientadores
do processo, considerando a multiculturalidade existente no mundo.
Tabela 3.1 - Variáveis e propostas para análise cultural voltada para os negócios. / Fonte: Elaboração a partir de
BRAKE, T, WALKER, D. Doing business internationally he workbook to cross-cultural success. Princelon Trainning
Press. 1995. Módulo 2. P. 05.
VARIÁVEL
ASSOCIAÇÃO
1. Ambiente
Controle, Harmonia, Restrições.
2. Tempo
Simples ou multifocal, Passado, Presente, Futuro.
3. Ação
Ser ou fazer.
4. Comunicação
Alto ou baixo nível intelectual. Formal ou informal.
5. Espaço
Privado ou público.
6. Poder
Hierarquia ou igualdade.
7. Individualidade
Individual ou coletivo, Universal ou particular
8. Competitividade
Competição ou cooperação.
9. Estrutura
Disciplinar ou flexível.
10. Pensamento
Dedutivo ou indutivo, Linear ou sistêmico.
3.1 - Estratégias que a Logística Oferece para a Empresa
Estudiosos têm reforçado cada vez mais a necessidade do planejamento estratégico dos negócios.
A formulação estratégica deve ser vista como sendo um complexo sistema que cresce e se desenvolve,
embora só seja visível em longo prazo, pois há que considerar uma visão sistêmica não-imediata.
Isso tem a ver com questões de ordem mais abrangente, como as perspectivas culturais, que são
mais facilmente encontradas em países orientais (China, Japão) e anglo-saxões (Grã-Bretanha, EUA,
Alemanha, Suíça) do que em outros de origem latina.
A formulação da estratégia como posicionamento em um cenário globalizado, com pensamento
estruturado desde o lucro básico até a visão ambiental, passa por um processo formal, em especial em
tempos nos quais a gestão do conhecimento pode vir a ser uma vantagem competitiva.
Para atender o público consumidor, dentre as mais variadas opções de abastecimento, devemos
fazê-lo de modo que ele perceba vantagem em adquirir certos produtos e serviços em locais específicos.
ESTUDO DE CASO
O texto abaixo se refere a o autor Cavalcanti et al.
(...) não tem espaço para estocar mercadorias devido às dimensões dos estabelecimentos, a
questão de logística de abastecimento, com a reposição periódica dos produtos vendidos, é muito
importante para os varejistas da modalidade, especialmente nos finais de semana normais e mais
agravado naqueles que são prolongamento por feriado e época de verão quando aumentam o
consumo de bebidas e a própria frequência às lojas.
Após análise do texto, você consegue identificar a qual ramo e que tipo de estabelecimento
Calvacanti et al se refere? Quais são as vantagens de se adquirir produtos nesse estabelecimento,
quais são as desvantagens?
Podemos concluir que uma abordagem estratégica é adequada se considerarmos a logística
empresarial um elemento relevante em tal processo de otimização da organização, pois o que
é esperado é que a adequada gestão da logística empresarial ofereça, vai uma abordagem
operacional, um integração entre os suprimentos físicos (fornecedores) e a produção
(transformação) até alcançar o consumidor final por meio da distribuição física.