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Em tempos de internet com velocidades de 10, 50 e até 100 MB, pessoas e empresas estão conectadas
durante todo o processo, ou seja, há um interesse geral em manter-se o mais bem informado possível.
Fazer valer a premissa “quem tem informação tem poder”. Assim, a nova economia, cujo impacto é de
ordem mundial, exige das empresas uma atitude de tal sorte que seja possível fazer negócios com o
mundo inteiro, visto a abertura proveniente da internacionalização do capital.
Além disso, a velocidade a ser utilizada no processo de planejamento, desenvolvimento,
programação, compras, recebimento, produção, armazenagem, comercialização, transporte,
atendimento e resolução de problemas é questão fundamental para as empresas que quiserem se
colocar e se manter no mercado de forma efetiva e que devem, portanto, reavaliar o modelo comercial
de maneira constante e consistente. Esse é o cenário que analisaremos neste capítulo.
A avaliação do modelo comercial, em um primeiro momento, pode considerar apenas as questões
de ordem puramente técnica, tais como as características do produto, preço, prazo, as garantias de pós-
venda ou ainda aspectos relacionados aos fluxos físicos, que são esquematizados na tabela abaixo.
Tabela 3.0 - Fonte: DORNIER, P.P. et al. Logística e operações globais: texto e casos. São Paulo: Atlas, 2000. p.39-40.
ITEM
FLUXO
Matéria Prima
Desde o ponto de estocagem da fonte original até a entrega
para o cliente.
Produtos semi-acabados
Como procedência das unidades de manufatura próprias ou
de fábricas/armazéns/CDs dos fornecedores.
Ferramentas ou máquinas
Movimentação de itens pertencentes a uma unidade
manufatureira para outra.
Produtos acabados.
Deslocamento entre plantas, armazéns próprios, dos clientes
para empresas outras de serviços logísticos.
Itens consumíveis e peças de
reposição
Movimentação de produtos dos armazéns para os veículos
de pessoal especializado ou para unidade designadas pelos
clientes.
Produtos e peças a serem
reparados
Deslocamento, desde a unidade do cliente até local
específico, para reparo e/ou recuperação.
Equipamentos de suporte e de
vendas
Translado das empresas para os agentes adequados de itens,
tais como estantes, displays, quadros, banners, literatura.
Embalagens vazias retornáveis
Deslocamento, desde os pontos de entrega até os pontos de
carregamento.
Produtos vendidos ou
componentes devolvidos
Transposição, desde os pontos de entrega até o ponto inicial
de armazenagem ou manufatura.
Produtos usados ou consumidos
Devem ser reciclados, recauchutados, reutilizados ou postos
à disposição.
Observamos, na atualidade, em relação ao que foi exposto, que as empresas, preocupadas com
um atendimento diferenciado, buscam entender as principais razões que possam ter uma influência
significativa sobre pontos comerciais.
São as chamadas questões culturais, é necessário considerar que, como as empresas se
movimentam em um cenário internacional, a cultura dos envolvidos no processo de negociação
passa a ter importante significado.
Vale lembrar que cultura é um conjunto dominante de comportamentos, valores, crenças e padrões
de pensamento que aprendemos ao longo da vida e os desenvolvemos em nosso grupo social. A cultura
A Logística Inserida no
Ambiente Empresarial