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Em tempos de internet com velocidades de 10, 50 e até 100 MB, pessoas e empresas estão conectadas 

durante todo o processo, ou seja, há um interesse geral em manter-se o mais bem informado possível. 
Fazer valer a premissa “quem tem informação tem poder”. Assim, a nova economia, cujo impacto é de 
ordem mundial, exige das empresas uma atitude de tal sorte que seja possível fazer negócios com o 
mundo inteiro, visto a abertura proveniente da internacionalização do capital.

Além disso, a velocidade a ser utilizada no processo de planejamento, desenvolvimento, 

programação, compras, recebimento, produção, armazenagem, comercialização, transporte, 
atendimento e resolução de problemas é questão fundamental para as empresas que quiserem se 
colocar e se manter no mercado de forma efetiva e que devem, portanto, reavaliar o modelo comercial 
de maneira constante e consistente. Esse é o cenário que analisaremos neste capítulo.

A avaliação do modelo comercial, em um primeiro momento, pode considerar apenas as questões 

de ordem puramente técnica, tais como as características do produto, preço, prazo, as garantias de pós-
venda ou ainda aspectos relacionados aos fluxos físicos, que são esquematizados na tabela abaixo.

Tabela 3.0 - Fonte: DORNIER, P.P. et al. Logística e operações globais: texto e casos. São Paulo: Atlas, 2000. p.39-40.

ITEM

FLUXO

Matéria Prima

Desde o ponto de estocagem da fonte original até a entrega 
para o cliente.

Produtos semi-acabados

Como procedência das unidades de manufatura próprias ou 
de fábricas/armazéns/CDs dos fornecedores.

Ferramentas ou máquinas

Movimentação de itens pertencentes a uma unidade 
manufatureira para outra.

Produtos acabados.

Deslocamento entre plantas, armazéns próprios, dos clientes 
para empresas outras de serviços logísticos.

Itens consumíveis e peças de 
reposição

Movimentação de produtos dos armazéns para os veículos 
de pessoal especializado ou para unidade designadas pelos 
clientes.

Produtos e peças a serem 
reparados

Deslocamento, desde a unidade do cliente até local 
específico, para reparo e/ou recuperação.

Equipamentos de suporte e de 
vendas

Translado das empresas para os agentes adequados de itens, 
tais como estantes, displays, quadros, banners, literatura.

Embalagens vazias retornáveis

Deslocamento, desde os pontos de entrega até os pontos de 
carregamento.

Produtos vendidos ou 
componentes devolvidos

Transposição, desde os pontos de entrega até o ponto inicial 
de armazenagem ou manufatura.

Produtos usados ou consumidos

Devem ser reciclados, recauchutados, reutilizados ou postos 
à disposição.

Observamos, na atualidade, em relação ao que foi exposto, que as empresas, preocupadas com 

um atendimento diferenciado, buscam entender as principais razões que possam ter uma influência 
significativa sobre pontos comerciais.

São as chamadas questões culturais, é necessário considerar que, como as empresas se 

movimentam em um cenário internacional, a cultura dos envolvidos no processo de negociação 
passa a ter importante significado.

Vale lembrar que cultura é um conjunto dominante de comportamentos, valores, crenças e padrões 

de pensamento que aprendemos ao longo da vida e os desenvolvemos em nosso grupo social. A cultura 

A Logística Inserida no 

Ambiente Empresarial