Capítulo 2

12

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As empresas podem escolher entre uma variedade de alternativas ao decidir como participar 
nos mercados ao redor do mundo. Exportação, Licenciamento, Joint-venture e Propriedade 
Direta (Investimento), cada uma representa vantagens e desvantagens específicas. A escolha 
depende, em parte, de como a empresa configura sua cadeia de valor.

A exportação pode ajudar a empresa a obter volume e atingir economias de escala. Se a moeda 
de um país é fraca em relação às moedas dos parceiros comerciais, as vendas de exportação 
devem ser enfatizadas. O Licenciamento é uma boa estratégia para aumentar os lucros com 
pouco investimento e pode ser uma boa escolha para a empresa com tecnologia avançada ou 
uma imagem de marca forte. As Joint-Ventures, a terceira alternativa estratégica, oferecem às 
empresas a oportunidade de compartilhar riscos e combinar forças da cadeia de valores. As 
empresas que estão considerando Joint-Ventures devem planejar com cuidado e comunicar-
se bem com os parceiros, para evitar o “divórcio”. A Propriedade Direta (Investimento) 
ocorre mediante estabelecimento ou aquisição, pode requerer o comprometimento de 
recursos importantes. As aquisições podem proporcionar benefícios de controle total e uma 
oportunidade de misturar tecnologias.

Ao concluir este capítulo pode-se observar a importância da decisão correta e apropriada 
no momento de decidir como entrar no mercado global. Esta decisão poderá representar o 
sucesso ou fracasso de sua empresa, visto que há concorrentes potenciais em escalas mundiais.

2.3 - Alianças Estratégicas nas Empresas

O sucesso das empresas depende cada vez mais das alianças empresariais, parcerias estratégicas, 

essas afetam diretamente no resultado das operações logísticas. Se o produto ou serviço atender às 
necessidades do público-alvo, a empresa tende a alcançar os seus objetivos maiores e auferir maiores 
margens de lucro.

Caso o produto ou serviço não estejam disponíveis no momento em que seus integrantes 

necessitam, a atividade de todos os outros componentes (empresa) pode ficar comprometida e, por 
consequência, os clientes finais tenderão a consumir os produtos e serviços dos concorrentes.

Numa analise mais profunda, percebemos que se a logística e a interação entre as empresas de 

uma mesma cadeia de suprimentos não estiverem funcionando de forma sincronizada e eficiente, a 
empresa estará perdendo competitividade e agilidade na prestação de serviço ou no fornecimento 
de seus produtos.

Tais fatores são fundamentais para que as empresas consigam manterem-se competitivas em 

qualquer mercado de atuação, pois o vínculo entre aquelas que possuem uma aliança empresarial é 
muito maior do que o existente entre as que mantêm apenas um contrato de prestação de serviços 
terceirizados.

Para que duas ou mais empresas se tornem aliadas, primeiramente, devem ser parceiras. 

Isso porque a aliança não se constrói de uma maneira repentina, pois não basta que as empresas 
envolvidas no processo se tornem aliadas, é preciso muito tempo de relacionamento, envolvimento e 
comprometimento entre as partes. Assim podemos metaforicamente dizer que a aliança empresarial 
é um casamento, onde inicialmente as parte se conhecem, começam um namoro, onde pessoas 
diferentes constroem objetivos comuns e o resto à gente já conhece.

Os negócios assim como o casamento acontecem a beneficiar as duas partes em curto, médio 

e longo prazo, ambas se relacionam como se fossem do mesmo grupo de empresas e possuíssem 
os mesmos objetivos. Quando atingem esse nível de maturidade, a troca de informações acontece 
de maneira livre para as envolvidas, o que contribui para o sucesso empresarial de todas, ou seja, a 
cadeia de suprimentos onde estão inseridas apresenta um grau de competitividade maior em relação 
às demais.

Não devemos confundir Aliança Estratégica Empresarial com Parceria Empresarial, que ocorre 

quando duas ou mais empresas mantêm um bom relacionamento natural a partir de certo tempo.

Consideramos um bom relacionamento quando há o cumprimento, entre as partes, de pontos 

específicos, acertados anteriormente em contrato. A formalidade do contrato gera por consequência 
uma maior confiabilidade entre os envolvidos. Isso se deve ao fato de que, quando empresas são 
parceiras, respeitam prazos, quantidades, níveis de desenvolvimento e de qualidade estabelecidos 
umas com as outras, mantendo, porém, cada uma delas, a sua individualidade, em especial no que 
concerne a decisões estratégicas.

Figura 2.0as