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A Logística no Contexto Global
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Desvantagem - Difícil de controlar licenciados; quando o contrato de licenciamento termina, o
licenciado pode tornar-se um concorrente; pode ser menos lucrativo do que outros mecanismos.
A franquia é uma forma de licenciamento. É a prática pela qual uma empresa permite que seu nome,
logotipo, design cultural e operações sejam utilizados para estabelecer uma nova empresa ou loja.
Exemplos de franquias:
Mac Donald’s, Burger King, Habibi’s, Coca-Cola, Disney, Pierre Cardin, etc.
Joint-Ventures.
Uma joint-venture com um parceiro local representa uma forma mais ampla de participação
em mercados estrangeiros do que a exportação ou o licenciamento. Entre as vantagens dessa
estratégia, estão o compartilhamento do risco e a possibilidade de combinar diferentes forças
da cadeia de valor – por exemplo, recursos de marketing e fabricação internacional. Uma
empresa pode conhecer profundamente um mercado local, ter um sistema abrangente de
distribuição ou acesso a mão-de-obra ou matérias-primas baratas.
Uma empresa como essa pode juntar-se com um parceiro estrangeiro que detenha
consideráveis conhecimentos nas áreas de tecnologia, fabricação e aplicações de processos.
Empresas que não tem recursos de capital suficientes podem procurar parceiros para, em
conjunto, financiar um projeto. Por fim, uma joint-venture pode ser a única maneira de entrar
em um país ou região em que as práticas do governo em concorrências favorecem as empresas
locais ou as leis proíbem o controle estrangeiro, mas permitem as Joint-Ventures.
Joint-Ventures podem ter grandes desvantagens. Os parceiros de uma joint-venture devem
compartilhar tanto os lucros quanto os riscos. A maior desvantagem dessa estratégia de
expansão global é que a empresa incorre em grandes custos associados a questões de controle
e coordenação que surgem ao trabalhar com um parceiro. E também, como acontece com o
licenciamento, um parceiro de joint-venture dinâmico pode evoluir e tornar-se um concorrente.
Em alguns casos, as restrições específicas do país limitam a participação da ajuda em capital
por empresas estrangeiras. As diferenças multiculturais nas atitudes e no comportamento da
administração podem também ser bastante desafiadoras.
A Gillette, por exemplo, tem utilizado essa estratégia para introduzir novos produtos de
barbear no Oriente Médio e na África.
Resumidamente tem-se em relação à joint-venture:
Vantagem – Risco limitado à quota de participação da empresa no empreendimento; o
parceiro contribui com a experiência que falta à organização; útil quando o país anfitrião limita
a propriedade estrangeira.
Desvantagem - Divide o controle com o parceiro no empreendimento; o parceiro pode
aprender tecnologia ou segredos e usá-los para competir com a organização.
Investimento
Depois de adquirir experiência fora de seu próprio país por meio de exportação ou licenciamento
e Joint-Ventures, para muitas empresas chega o momento em que uma participação maior nos
mercados globais é desejável. O anseio de controlar e ser o dono das operações fora de seu
país leva à decisão de investir. O Investimento Estrangeiro Direto (IED) mostra fluxos recordes
de investimento quando as empresas investem ou adquirem fábricas, equipamentos ou outros
ativos fora de seu país.
Por definição, segundo Keegan (2005), o investimento direto presume que o investidor tenha
controle ou influência significativa sobre o investimento, ao contrário de um investimento em
carteira, em que se pressupõe que o investidor não detém influência ou controle.
A forma mais abrangente de participação em mercados globais é ser 100% dono do negócio, o
que se consegue estabelecendo uma empresa ou comprando uma existente. Ser dono requer
um maior comprometimento de capital e esforço da gerência e oferece a maneira mais plena
de participação no mercado. As empresas podem passar do licenciamento a das Joint-Ventures
para o estabelecimento de seus próprios negócios, com o objetivo de alcançar uma expansão
mais rápida em um mercado, ter mais controle ou aumentar seus lucros.
Podemos citar como vantagem o controle máximo sobre as operações e a possibilidade
de estar perto dos clientes, e como desvantagem um alto custo inicial, além de requerer
conhecimentos amplos dos mercados externos e contatos no exterior.