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A Logística no Contexto Global

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Desvantagem - Difícil de controlar licenciados; quando o contrato de licenciamento termina, o 

licenciado pode tornar-se um concorrente; pode ser menos lucrativo do que outros mecanismos.

A franquia é uma forma de licenciamento. É a prática pela qual uma empresa permite que seu nome, 

logotipo, design cultural e operações sejam utilizados para estabelecer uma nova empresa ou loja. 

Exemplos de franquias:

Mac Donald’s, Burger King, Habibi’s, Coca-Cola, Disney, Pierre Cardin, etc.

Joint-Ventures.
Uma joint-venture com um parceiro local representa uma forma mais ampla de participação 
em mercados estrangeiros do que a exportação ou o licenciamento. Entre as vantagens dessa 
estratégia, estão o compartilhamento do risco e a possibilidade de combinar diferentes forças 
da cadeia de valor – por exemplo, recursos de marketing e fabricação internacional. Uma 
empresa pode conhecer profundamente um mercado local, ter um sistema abrangente de 
distribuição ou acesso a mão-de-obra ou matérias-primas baratas.

Uma empresa como essa pode juntar-se com um parceiro estrangeiro que detenha 
consideráveis conhecimentos nas áreas de tecnologia, fabricação e aplicações de processos. 
Empresas que não tem recursos de capital suficientes podem procurar parceiros para, em 
conjunto, financiar um projeto. Por fim, uma joint-venture pode ser a única maneira de entrar 
em um país ou região em que as práticas do governo em concorrências favorecem as empresas 
locais ou as leis proíbem o controle estrangeiro, mas permitem as Joint-Ventures.

Joint-Ventures podem ter grandes desvantagens. Os parceiros de uma joint-venture devem 
compartilhar tanto os lucros quanto os riscos. A maior desvantagem dessa estratégia de 
expansão global é que a empresa incorre em grandes custos associados a questões de controle 
e coordenação que surgem ao trabalhar com um parceiro. E também, como acontece com o 
licenciamento, um parceiro de joint-venture dinâmico pode evoluir e tornar-se um concorrente.

Em alguns casos, as restrições específicas do país limitam a participação da ajuda em capital 
por empresas estrangeiras. As diferenças multiculturais nas atitudes e no comportamento da 
administração podem também ser bastante desafiadoras.

A Gillette, por exemplo, tem utilizado essa estratégia para introduzir novos produtos de 
barbear no Oriente Médio e na África.

Resumidamente tem-se em relação à joint-venture:

Vantagem – Risco limitado à quota de participação da empresa no empreendimento; o 
parceiro contribui com a experiência que falta à organização; útil quando o país anfitrião limita 
a propriedade estrangeira.

Desvantagem - Divide o controle com o parceiro no empreendimento; o parceiro pode 
aprender tecnologia ou segredos e usá-los para competir com a organização.

Investimento
Depois de adquirir experiência fora de seu próprio país por meio de exportação ou licenciamento 
e Joint-Ventures, para muitas empresas chega o momento em que uma participação maior nos 
mercados globais é desejável. O anseio de controlar e ser o dono das operações fora de seu 
país leva à decisão de investir. O Investimento Estrangeiro Direto (IED) mostra fluxos recordes 
de investimento quando as empresas investem ou adquirem fábricas, equipamentos ou outros 
ativos fora de seu país.

Por definição, segundo Keegan (2005), o investimento direto presume que o investidor tenha 
controle ou influência significativa sobre o investimento, ao contrário de um investimento em 
carteira, em que se pressupõe que o investidor não detém influência ou controle.

A forma mais abrangente de participação em mercados globais é ser 100% dono do negócio, o 
que se consegue estabelecendo uma empresa ou comprando uma existente. Ser dono requer 
um maior comprometimento de capital e esforço da gerência e oferece a maneira mais plena 
de participação no mercado. As empresas podem passar do licenciamento a das Joint-Ventures 
para o estabelecimento de seus próprios negócios, com o objetivo de alcançar uma expansão 
mais rápida em um mercado, ter mais controle ou aumentar seus lucros.

Podemos citar como vantagem o controle máximo sobre as operações e a possibilidade 
de estar perto dos clientes, e como desvantagem um alto custo inicial, além de requerer 
conhecimentos amplos dos mercados externos e contatos no exterior.