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A Logística no Contexto Global
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Vantagens similares surgem quando, em um país, há indústrias internacionalmente competitivas
e relacionadas que coordenam e compartilham atividades da cadeia de valor. Esses centros de
vantagem competitiva são conhecidos como clusters.
Clusters são concentrações geográficas de empresas e instituições interconectadas em certo
campo, que constituem uma massa crítica. As oportunidades de compartilhamento entre fabricantes
de hardware de computador e desenvolvedores de software proporcionam um claro exemplo de
cluster. As indústrias correlatas também criam oportunidades de penetração como às descritas. Porter
(1986) observa que o desenvolvimento da indústria farmacêutica suíça pode ser atribuído, em parte, à
grande indústria suíça de corantes sintéticos; a descoberta dos efeitos terapêuticos dos corantes, por
sua vez, levou ao desenvolvimento das empresas farmacêuticas.
Outros clusters são a indústria de roupas de couro na Itália; produtos químicos, aparelhos domésticos
e mobiliários na Alemanha; produtos de madeira em Portugal, e o cultivo de flores na Holanda. Empresas
multinacionais como a Nestlé, estão incorporando esse conceito ao estabelecer bases internacionais
para seus diversos negócios. Ela transferiu seu quartel-general de água engarrafada para a França e
mudou para York, na Inglaterra, sua divisão Rowntree Mackintosh de doces.
2.2 - O Mercado Global
No tópico apresentado anteriormente, verifica-se que dentro de uma economia globalizada as
indústrias globais fazem parte de um contexto que compõe o a ser abordado que é o Mercado Global.
Apresentam-se então algumas decisões de como entrar no mercado global.
Exportação
A exportação é só uma das estratégias possíveis para uma empresa que decidiu tornar-
se internacional. O marketing de exportação estabelece o cliente como alvo no contexto
do ambiente total do mercado. O profissional da área de exportação não pega o produto
doméstico e simplesmente vende para os clientes internacionais. O produto ofertado no
mercado nacional é o ponto de partida, porém ele é modificado conforme necessário para
ir ao encontro das preferências dos mercados-alvo. As despesas incorridas na preparação, no
transporte e no financiamento da exportação devem ser levadas em conta ao se determinarem
os preços.
Por fim, o profissional da área de exportação também ajusta as estratégias e os planos de
comunicação e distribuição para adequá-los ao mercado. Em outras palavras, a comunicação eficaz
sobre os atributos ou usos do produto para os compradores nos mercados de exportação podem
requerer a criação de folhetos com texto, fotos ou artes diferentes.
Segundo Keegan (2005), o marketing de exportação requer:
Compreensão do ambiente do mercado-alvo;
Pesquisa de mercado e identificação do potencial de mercado;
Decisões relativas a design do produto, preços, distribuição e canais, propaganda e
comunicações – o composto do marketing.
Para que a exportação seja bem sucedida é necessário conhecer os procedimentos de exportação
e dispor de recursos corporativos suficientes. Neste sentido Keegan (2005) elenca alguns problemas
relacionados à exportação:
Logística:
1 -
Organização do transporte;
2 -
Determinação das taxas de transporte;
3 -
Manuseio de documentação;
4 -
Obtenção de informações financeiras;
5 -
Coordenação da distribuição;
6 -
Embalagem;
7 -
Obtenção do seguro.