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A Logística no Contexto Global

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 Vantagens similares surgem quando, em um país, há indústrias internacionalmente competitivas 

e relacionadas que coordenam e compartilham atividades da cadeia de valor. Esses centros de 
vantagem competitiva são conhecidos como clusters. 

Clusters são concentrações geográficas de empresas e instituições interconectadas em certo 

campo, que constituem uma massa crítica. As oportunidades de compartilhamento entre fabricantes 
de hardware de computador e desenvolvedores de software proporcionam um claro exemplo de 
cluster. As indústrias correlatas também criam oportunidades de penetração como às descritas. Porter 
(1986) observa que o desenvolvimento da indústria farmacêutica suíça pode ser atribuído, em parte, à 
grande indústria suíça de corantes sintéticos; a descoberta dos efeitos terapêuticos dos corantes, por 
sua vez, levou ao desenvolvimento das empresas farmacêuticas. 

Outros clusters são a indústria de roupas de couro na Itália; produtos químicos, aparelhos domésticos 

e mobiliários na Alemanha; produtos de madeira em Portugal, e o cultivo de flores na Holanda. Empresas 
multinacionais como a Nestlé, estão incorporando esse conceito ao estabelecer bases internacionais 
para seus diversos negócios. Ela transferiu seu quartel-general de água engarrafada para a França e 
mudou para York, na Inglaterra, sua divisão Rowntree Mackintosh de doces.

2.2 - O Mercado Global

No tópico apresentado anteriormente, verifica-se que dentro de uma economia globalizada as 

indústrias globais fazem parte de um contexto que compõe o a ser abordado que é o Mercado Global. 
Apresentam-se então algumas decisões de como entrar no mercado global.

Exportação
A exportação é só uma das estratégias possíveis para uma empresa que decidiu tornar-
se internacional. O marketing de exportação estabelece o cliente como alvo no contexto 
do ambiente total do mercado. O profissional da área de exportação não pega o produto 
doméstico e simplesmente vende para os clientes internacionais. O produto ofertado no 
mercado nacional é o ponto de partida, porém ele é modificado conforme necessário para 
ir ao encontro das preferências dos mercados-alvo. As despesas incorridas na preparação, no 
transporte e no financiamento da exportação devem ser levadas em conta ao se determinarem 
os preços.

Por fim, o profissional da área de exportação também ajusta as estratégias e os planos de 

comunicação e distribuição para adequá-los ao mercado. Em outras palavras, a comunicação eficaz 
sobre os atributos ou usos do produto para os compradores nos mercados de exportação podem 
requerer a criação de folhetos com texto, fotos ou artes diferentes.

Segundo Keegan (2005), o marketing de exportação requer:

Compreensão do ambiente do mercado-alvo;
Pesquisa de mercado e identificação do potencial de mercado;
Decisões relativas a design do produto, preços, distribuição e canais, propaganda e 
comunicações – o composto do marketing.

Para que a exportação seja bem sucedida é necessário conhecer os procedimentos de exportação 

e dispor de recursos corporativos suficientes. Neste sentido Keegan (2005) elenca alguns problemas 
relacionados à exportação:

Logística:

1 - 

Organização do transporte;

2 - 

Determinação das taxas de transporte;

3 - 

Manuseio de documentação;

4 - 

Obtenção de informações financeiras; 

5 - 

Coordenação da distribuição;

6 - 

Embalagem; 

7 - 

Obtenção do seguro.