7
1
R
E
G -
5
4
9
.7
3
0
- C
O
PY
R
IG
H
T - B
0
0
1
Planejamento
1.1 - Introdução
O planejamento é uma função administrativa, compreendendo a seleção de objetivos, diretrizes,
planos, processos e programas. É o ato de se traçar um plano para a construção.
Para que os objetivos sejam alcançados é estritamente necessário que a empresa se harmonize
entre os recursos físicos e financeiros, com um planejamento bem racional, para que sejam definidos
os recursos compatíveis com os prazos e custos.
Quando se planeja, deve-se ter em mente o seguinte: O que fazer? Onde fazer? Quem pode fazer?
Como fazer? Quando fazer (com que recursos)?
Controle de qualidade U.S.A. (4W -1H) : Whal? Where? Who? How? When?
Se uma obra é bem planejada o custo da mesma diminui, pois se evitam perdas, improvisações,
acidentes e pouca produtividade.
O planejamento deve ser feito por profissionais experientes e familiarizados com o tipo de obra
que se vai construir, enfim, por todos os envolvidos no projeto.
Um bom planejamento permite :
Definição da organização para execução da obra
Tomada de decisões
Alocação de recursos
Integração e coordenação esforços .de todos envolvidos
Garantia de boa comunicação entre os participantes da obra
Conscientização dos envolvidos para prazos, qualidade e custos,
Caracterização da autoridade do gerente
Estabelecimento de um referencial para controle
Definição de unia diretriz para o empreendimento
Para um bom planejamento é necessário:
Conhecimento das técnicas por todos os envolvidos, aplicando-as bem.
Conhecimento dos critérios de aplicação das técnicas e o uso conjugado das mesmas
Estabelecimento da filosofia do gerenciamento
Determinação das funções do planejamento
Deve haver integração
Manter a comunicação
Conhecimento de como e quando aplicar as técnicas
Saber o que pode e o que não pode ser realizado
Saber montar e usar um plano para gerenciar um empreendimento
As funções principais do planejamento são as seguintes:
Planejar o processo de planejamento em si.
Planejamento básico do projeto Planejamento para controle
Nível de detalhamento do plano
Objetivos e estratégias do projeto
Evolução do planejamento
Para um bom gerenciamento de um projeto é necessário verificar a sua viabilidade, fazer o seu
planejamento e o seu controle durante a execução.