5
1
R
E
G -
5
4
9
.80
5
- C
O
PY
R
IG
H
T - B
0
0
2
Distribuição
1.1 - Introdução
Nos últimos anos, a economia mundial e a economia brasileira têm sofrido mudanças importantes.
Fusões, aquisições e alianças estratégicas têm se multiplicado. Parte considerável destas mudanças
relaciona-se com profundas alterações nos sistemas de valores de todos os segmentos industriais.
A busca da competitividade relaciona-se cada vez mais com a busca do ótimo sistêmico, além das
fronteiras da empresa. Neste contexto, a administração logística ganha nova dimensão, envolvendo
a integração de todas as atividades ao longo da cadeia de valores e do sistema de valores, das
matérias-primas ao cliente final. O objetivo desta pesquisa é (re)situar a administração logística no
contexto de mudanças, enfatizando a metodologia da gestão da cadeia de suprimentos (supply chain
management).
Figura 1.0
A falta de sistema logístico de distribuição pode fazer com que a organização deixe de ser
produtiva, pois, é inevitável pensar em produção sem antes realizar um projeto logístico eficiente
que conseguirá suprir as necessidades da empresa, dentro do que se deseja produzir. Com avanço da
tecnologia vários processos dentro da organização foram se modificando. Dessa forma, a logística de
distribuição vem se tornando uma poderosa aliada quando se pensa em competitividade e liderança
através de serviços bem prestados.
1.2 - Logística de Distribuição
Figura 1.1