5

1

R

E

G - 

5

4

9

.80

5

 - C

O

PY

R

IG

H

T - B

0

0

2

Distribuição

1.1 - Introdução

Nos últimos anos, a economia mundial e a economia brasileira têm sofrido mudanças importantes. 

Fusões, aquisições e alianças estratégicas têm se multiplicado. Parte considerável destas mudanças 
relaciona-se com profundas alterações nos sistemas de valores de todos os segmentos industriais. 
A busca da competitividade relaciona-se cada vez mais com a busca do ótimo sistêmico, além das 
fronteiras da empresa. Neste contexto, a administração logística ganha nova dimensão, envolvendo 
a integração de todas as atividades ao longo da cadeia de valores e do sistema de valores, das 
matérias-primas ao cliente final. O objetivo desta pesquisa é (re)situar a administração logística no 
contexto de mudanças, enfatizando a metodologia da gestão da cadeia de suprimentos (supply chain 
management).

Figura 1.0

A falta de sistema logístico de distribuição pode fazer com que a organização deixe de ser 

produtiva, pois, é inevitável pensar em produção sem antes realizar um projeto logístico eficiente 
que conseguirá suprir as necessidades da empresa, dentro do que se deseja produzir. Com avanço da 
tecnologia vários processos dentro da organização foram se modificando.  Dessa forma, a logística de 
distribuição vem se tornando uma poderosa aliada quando se pensa em competitividade e liderança 
através de serviços bem prestados.

1.2 - Logística de Distribuição

Figura 1.1