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Distribuição Física

A distribuição física é considerada como o subsistema mais complexo da cadeia logística, dado ao 

objetivo principal que visa, por um lado, cobrir todas as etapas que ligam a produção ao consumidor 
final (estocagem, armazenagem, embalagem e transporte) e, por outro, acrescenta custos que 
não trazem qualquer alteração ao valor do produto, tais como custo de capital, investimentos 
em armazéns, veículos e equipamentos de movimentação. Como custos operacionais, podemos 
considerar: a mão de obra, combustíveis, manutenção de estoques, veículos e equipamentos. Vem 
dessas características e do papel que desempenha na relação empresa/consumidor, a necessidade de 
racionalização de suas operações.

Figura 2.0

Na busca por descrever o atual cenário do varejo, evidencia-se a necessidade de entendê-lo 

enquanto integrante do sistema de distribuição. Assim, a gestão da logística para o varejo é analisada 
neste ambiente, bem como seus objetivos, fluxos, tendências e principais ferramentas que permitem 
a redução de custos e erros no processo. Começa aqui a busca por diferenciais competitivos. Na 
atual competição mundial, a distribuição pode ser considerada como uma das fases mais críticas 
dos negócios. Dela depende parte importante da qualidade percebida pelo cliente, isto é, o que 
ele sente ao comparar sua satisfação com suas expectativas. A confiabilidade de entrega é fruto do 
recebimento da mercadoria no prazo correto, com a embalagem correta, sem danos causados pelo 
transporte e erros no faturamento, e com o suporte de um serviço de atendimento ao cliente que 
resolva seus problemas com presteza.