11
Introdução e Planejamento
R
E
G -
5
4
9
.80
5
- C
O
PY
R
IG
H
T - B
0
0
2
8 -
Tempo do Ciclo de Logística Reversa
Mede o tempo decorrido entre a identificação do material como parte do fluxo reverso e o seu
devido encaminhamento para estocagem, troca, conserto, descarte, etc.
Fórmula de Cálculo:
TCLR = data / hora de conclusão do encaminhamento do material menos data / hora de entrada
do material no fluxo reverso
Frequência de Medição:
Mensal.
Práticas de Mercado:
Variável.
9 -
Custo de Devolução como um % do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)
Mede o custo total para a operação do fluxo reverso, envolvendo gastos com embalagens,
manuseio, movimentação, armazenagem e transporte, expressando-o como um percentual do CMV
(Custo das Mercadorias Vendidas).
Fórmula de Cálculo:
TCLR = custo total com o fluxo reverso x 100
Custo das mercadorias vendidas
Frequência de Medição:
Mensal.
Práticas de Mercado:
Variável.
10 -
Índice de Atendimento do Pedido
Mede o % de pedidos atendidos em sua totalidade, na quantidade e na diversidade e itens, no
primeiro envio ao Cliente.
É conhecido no meio logístico como Order Fill Rate.
Fórmula de Cálculo:
OFR = número de pedidos atendidos em sua totalidade x 100 total de pedidos expedidos
Frequência de Medição:
Diária, Semanal ou Mensal, por Cliente, linha de produto ou total.
Práticas de Mercado:
Se considerarmos o pedido recebido no armazém, o índice deverá ser próximo de100%;
Se levarmos em conta o pedido original, o índice poderá variar muito.
11 -
Tempo de Ciclo do Pedido
Tempo decorrido entre o recebimento do pedido do Cliente e data efetiva de entrega. Também
conhecido como Order Cycle Time.
Alguns profissionais de armazém medem da data (ou hora) de pedido do Cliente até a data (ou
hora) de disponibilização do produto na doca de expedição, o que podemos chamar de Tempo de
Ciclo de Pedido Restrito.
Fórmula de Cálculo:
OCT = (data / hora de entrega do pedido ao Cliente) - (data / hora de recebimento do pedido
do Cliente
Frequência de Medição:
Diária, Semanal ou Mensal, por Cliente, linha de produto ou total.