11

Introdução e Planejamento

R

E

G - 

5

4

9

.80

5

 - C

O

PY

R

IG

H

T - B

0

0

2

8 - 

Tempo do Ciclo de Logística Reversa

Mede o tempo decorrido entre a identificação do material como parte do fluxo reverso e o seu 

devido encaminhamento para estocagem, troca, conserto, descarte, etc.

Fórmula de Cálculo:

TCLR = data / hora de conclusão do encaminhamento do material menos data / hora de entrada 

do material no fluxo reverso

Frequência de Medição:

Mensal.

Práticas de Mercado:

Variável.

9 - 

Custo de Devolução como um % do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)

Mede o custo total para a operação do fluxo reverso, envolvendo gastos com embalagens, 

manuseio, movimentação, armazenagem e transporte, expressando-o como um percentual do CMV 
(Custo das Mercadorias Vendidas).

Fórmula de Cálculo:

TCLR = custo total com o fluxo reverso x 100

Custo das mercadorias vendidas

Frequência de Medição:

Mensal.

Práticas de Mercado:

Variável.

10 - 

Índice de Atendimento do Pedido

Mede o % de pedidos atendidos em sua totalidade, na quantidade e na diversidade e itens, no 

primeiro envio ao Cliente.

É conhecido no meio logístico como Order Fill Rate.

Fórmula de Cálculo:

OFR = número de pedidos atendidos em sua totalidade x 100 total de pedidos expedidos

Frequência de Medição:

Diária, Semanal ou Mensal, por Cliente, linha de produto ou total.

Práticas de Mercado:

Se considerarmos o pedido recebido no armazém, o índice deverá ser próximo de100%;
Se levarmos em conta o pedido original, o índice poderá variar muito.

11 - 

Tempo de Ciclo do Pedido

Tempo decorrido entre o recebimento do pedido do Cliente e data efetiva de entrega. Também 

conhecido como Order Cycle Time.

Alguns profissionais de armazém medem da data (ou hora) de pedido do Cliente até a data (ou 

hora) de disponibilização do produto na doca de expedição, o que podemos chamar de Tempo de 
Ciclo de Pedido Restrito.

Fórmula de Cálculo:

OCT = (data / hora de entrega do pedido ao Cliente) - (data / hora de recebimento do pedido 

do Cliente

Frequência de Medição:

Diária, Semanal ou Mensal, por Cliente, linha de produto ou total.