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Introdução e Planejamento
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Indicadores de Desempenho em Logística
Seguramente existem mais de uma centena de indicadores de desempenho em logística,
abrangendo o monitoramento da performance nas atividades de transportes, movimentação e
armazenagem de materiais, logística reversa e gestão de estoques.
Essa diversidade de indicadores é o resultado de diferentes nomenclaturas adotadas pelas
empresas e por pequenas adequações em relação ao conceito original. É claro que seria ideal
termos poucos indicadores medidos, e uma uniformidade de conceitos e formas de medição
entre as empresas. Isso será praticamente impossível, dadas as particularidades de cada
organização e a percepção e interferências dos usuários finais.
Os indicadores apresentados abaixo são aqueles mais representativos em termos de nível de
serviço e custos, e também os mais medidos entre as empresas no Brasil e no exterior, portanto,
essenciais para qualquer empresa, independente das peculiaridades da sua operação logística.
1 -
Pedido Perfeito
Mede o % de pedidos entregues no prazo negociado com o Cliente, completo, sem avarias e
sem problemas na documentação fiscal.
Fórmula de Cálculo:
PP = número de pedidos perfeitos entregues x 100
Total de pedidos expedidos
Frequência de Medição:
Diária, Semanal ou Mensal, por Cliente, grupo de Clientes, linha de produto ou total.
Práticas de Mercado:
Depende da forma como é medido. O ideal é medi-lo a partir do pedido original.
2 -
% de Entregas (ou Coletas) Realizadas no Prazo
Mede o % de entregas (ou coletas) realizadas dentro do prazo combinado com o Cliente.
Fórmula de Cálculo:
% ERP = número de entregas realizadas no prazo x 100 total de entregas realizadas
Frequência de Medição:
Diária, Semanal ou Mensal, por Cliente, Transportadora, rota ou região
Práticas de Mercado:
Acima de 95% em serviços de distribuição ou em transferências, em áreas de alta
densidade e em rotas de curto e médio percurso (inferiores a 24 horas de viagem);
Entre 85% e 90% em serviços de distribuição em regiões de baixa densidade e em rotas
de longo percurso ou que utilizam mais de um modal.
3 -
Custo de Transporte como um % das Vendas
Aponta a participação dos custos totais de transportes sobre a receita de vendas da empresa.
Pode-se trabalhar com a receita líquida ou bruta.
Fórmula de Cálculo:
CT%V = custo total de transporte x 100 receita de vendas
Frequência de Medição:
Mensal
Práticas de Mercado:
Variam em função do segmento da empresa, de 0,5% a 15%;
Maioria das empresas encontra-se na faixa entre 3% a 5%;
Produtos de baixo valor agregado tendem a ter maiores percentuais;
Algumas empresas optam por separar custos com transporte inbound (nesse caso como
um % das compras) e outbound.