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Introdução e Planejamento

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Indicadores de Desempenho em Logística

Seguramente existem mais de uma centena de indicadores de desempenho em logística, 

abrangendo o monitoramento da performance nas atividades de transportes, movimentação e 
armazenagem de materiais, logística reversa e gestão de estoques.

Essa diversidade de indicadores é o resultado de diferentes nomenclaturas adotadas pelas 

empresas e por pequenas adequações em relação ao conceito original. É claro que seria ideal 
termos poucos indicadores medidos, e uma uniformidade de conceitos e formas de medição 
entre as empresas. Isso será praticamente impossível, dadas as particularidades de cada 
organização e a percepção e interferências dos usuários finais.

Os indicadores apresentados abaixo são aqueles mais representativos em termos de nível de 

serviço e custos, e também os mais medidos entre as empresas no Brasil e no exterior, portanto, 
essenciais para qualquer empresa, independente das peculiaridades da sua operação logística.

1 - 

Pedido Perfeito

Mede o % de pedidos entregues no prazo negociado com o Cliente, completo, sem avarias e 

sem problemas na documentação fiscal.

Fórmula de Cálculo:

PP = número de pedidos perfeitos entregues x 100

Total de pedidos expedidos

Frequência de Medição:

Diária, Semanal ou Mensal, por Cliente, grupo de Clientes, linha de produto ou total.

Práticas de Mercado:

Depende da forma como é medido. O ideal é medi-lo a partir do pedido original.

2 - 

% de Entregas (ou Coletas) Realizadas no Prazo

Mede o % de entregas (ou coletas) realizadas dentro do prazo combinado com o Cliente.

Fórmula de Cálculo:

% ERP = número de entregas realizadas no prazo x 100 total de entregas realizadas

Frequência de Medição:

Diária, Semanal ou Mensal, por Cliente, Transportadora, rota ou região

Práticas de Mercado:

Acima de 95% em serviços de distribuição ou em transferências, em áreas de alta 
densidade e em rotas de curto e médio percurso (inferiores a 24 horas de viagem);
Entre 85% e 90% em serviços de distribuição em regiões de baixa densidade e em rotas 
de longo percurso ou que utilizam mais de um modal.

3 - 

Custo de Transporte como um % das Vendas

Aponta a participação dos custos totais de transportes sobre a receita de vendas da empresa. 

Pode-se trabalhar com a receita líquida ou bruta.

Fórmula de Cálculo:

CT%V = custo total de transporte x 100 receita de vendas

Frequência de Medição:

Mensal

Práticas de Mercado:

Variam em função do segmento da empresa, de 0,5% a 15%;
Maioria das empresas encontra-se na faixa entre 3% a 5%;
Produtos de baixo valor agregado tendem a ter maiores percentuais;
Algumas empresas optam por separar custos com transporte inbound (nesse caso como 
um % das compras) e outbound.