Capítulo 1
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1.3 - Planejamento
Definição
O PLANEJAMENTO LOGÍSTICO é uma ferramenta de trabalho para a organização das tarefas na
atividade logística, podendo ser mensurado de forma estratégica, operacional e financeira.
Abrangência
A área de logística é muito abrangente, tendo ramificações em todo o ESPAÇO ECONÔMICO:
Consumidor, varejo, distribuidor, indústria de transformação, indústria de base e/ou de exploração.
Check list do planejamento logístico
O Check List de um Planejamento Logístico se baseia nos seguintes princípios básicos:
»Mapear o ambiente de abrangência;
»Mapear o nível de desempenho desejado e o realizado;
»Elaborar mapas de apuração;
»Priorizar as atividades que dão resultado imediato;
»Aplicar prazos confiáveis;
»Mensurar financeiramente os resultados;
»Relatório final (resumo) com notas de apuração de resultados.
O planejamento na distribuição
»Hierarquizações segundo diferentes horizontes temporais (níveis estratégico, táctico e
operacional);
»Existem muitos aspectos a planear que se situam em sobreposição entre dois dos níveis
referidos;
»Relação entre os níveis descritos e o planejamento e respectivo controle.
Nível Estratégico
Horizonte temporal de médio, longo prazo (1 a 5 anos);
Decisões gerais que afetam as relações da empresa com o exterior;
Definição de planos e políticas de base para a atividade da empresa;
Desenvolvimento integrado com tomada de decisões tendo por base um plano estratégico.
Nível Tático
Horizonte temporal de curto a médio prazo (6 meses a 1 ano);
Decisões localizadas a determinado componente da distribuição;
Definição de custos determinada por orçamentos anuais;
Implementação do plano estratégico detalhado.
Nível Operacional
Horizonte temporal imediato; decisão do dia a dia;
Controle de decisões com base em regras e padrões conhecidos;
Geração de relatórios semanais e/ou mensais para determinação do ponto de situação -
controle;
Implementação detalhada das atividades normais de funcionamento do sistema.
1.4 - Indicadores de Desempenho Logísticos de Distribuição
e Transporte
Os indicadores e gráficos de controle tornaram-se tão populares para controlar a qualidade da
manufatura que passaram a ser usados em outras áreas para outras finalidades. Na logística, eles
avaliam e auxiliam o controle da performance logística.
“Se essa empresa não tem indicadores de desempenho no que tange a qualidade dos serviços
de logística, ela deve providenciar o mais rápido possível um plano de contingências e implementar
esses indicadores”.
Arthur Hill, consultor de logística da Andersen Consulting.