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A Evolução da Ideologia da Qualidade: História
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Da mesma forma que os mercados, produtos e serviços evoluíram, os consumidores também se
desenvolveram e passaram a ter especificidades de consumo.
Para entendermos a relação que envolve a evolução de qualidade, temos que observar que a
demanda de mercado significa o que é desejado pelo consumidor, e oferta é o que é colocado no
mercado.
Em cenários passados, a demanda era maior do que a oferta, logo, as organizações podiam “se
dar ao luxo” de não fazer com que os consumidores tivessem tanto poder de impacto nos produtos e
serviços. Assim a qualidade era estruturada de dentro para fora da empresa, nem sempre condizendo
com o que era demandado pelo querer do consumidor, porém pela regra de demanda e oferta em
questão o consumo era certo.
Passando a tempos atuais, muito influenciados pela quantidade de opções, a demanda e a oferta
teve valores invertidos, e o consumidor passou a exigir muito mais em relação ao consumo e a análise
e estruturação da qualidade das empresas passou a ser considerado de fora para dentro das empresas,
ou seja, o consumidor com sua ideia de qualidade passou a exigir tais requisitos a quem oferece algo
no mercado.
Há um entendimento amplo em relação a origem da qualidade. No âmbito mercadológico algo
que temos que ter evidenciado é o sistema Toyota de produção, algo que daria evidencia à qualidade.
1.2 - O Que é Qualidade Afinal?
Figura 1.2 - Controle de qualidade. / Fonte: http://www.girovirtual.com/controle-qualidade/
Como dito anteriormente, qualidade não pode ser homogênea do ponto de vista de mercado.
Dentre as ofertas, bens e serviços serão evidenciados por alguma característica que será atribuída como
diferenciador e possuidora de um ou mais aspectos positivos, ou seja, características qualificadoras.
Para exemplificar, quando consumidores vão à padaria, o pão é considerado com qualidade ou
não. Da mesma forma que alguns atribuirão que o produto possui ou não qualidade pela temperatura
ou massa do mesmo, outros atribuirão qualidade simplesmente pelo preço ou horários que eles são
oferecidos.
Assim, o desafio das organizações é conhecer o mercado que está inserido, observar os pontos
determinantes observados pelos consumidores e aperfeiçoá-los, atentos as mudanças de percepção
e alterações mercadológicas.
Com o aumento histórico da concorrência, demanda e oferta novamente eram mensuradas,
fazendo com que a qualidade fosse algo primordial a quem se destacaria positivamente ou
negativamente, observando sempre o consumidor como “termômetro”.