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A Evolução da Ideologia da Qualidade: História

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Da mesma forma que os mercados, produtos e serviços evoluíram, os consumidores também se 

desenvolveram e passaram a ter especificidades de consumo. 

Para entendermos a relação que envolve a evolução de qualidade, temos que observar que a 

demanda de mercado significa o que é desejado pelo consumidor, e oferta é o que é colocado no 
mercado. 

Em cenários passados, a demanda era maior do que a oferta, logo, as organizações podiam “se 

dar ao luxo” de não fazer com que os consumidores tivessem tanto poder de impacto nos produtos e 
serviços. Assim a qualidade era estruturada de dentro para fora da empresa, nem sempre condizendo 
com o que era demandado pelo querer do consumidor, porém pela regra de demanda e oferta em 
questão o consumo era certo.

Passando a tempos atuais, muito influenciados pela quantidade de opções, a demanda e a oferta 

teve valores invertidos, e o consumidor passou a exigir muito mais em relação ao consumo e a análise 
e estruturação da qualidade das empresas passou a ser considerado de fora para dentro das empresas, 
ou seja, o consumidor com sua ideia de qualidade passou a exigir tais requisitos a quem oferece algo 
no mercado.

Há um entendimento amplo em relação a origem da qualidade. No âmbito mercadológico algo 

que temos que ter evidenciado é o sistema Toyota de produção, algo que daria evidencia à qualidade.

1.2 - O Que é Qualidade Afinal?

Figura 1.2 - Controle de qualidade. / Fonte: http://www.girovirtual.com/controle-qualidade/

Como dito anteriormente, qualidade não pode ser homogênea do ponto de vista de mercado. 

Dentre as ofertas, bens e serviços serão evidenciados por alguma característica que será atribuída como 
diferenciador e possuidora de um ou mais aspectos positivos, ou seja, características qualificadoras.

Para exemplificar, quando consumidores vão à padaria, o pão é considerado com qualidade ou 

não. Da mesma forma que alguns atribuirão que o produto possui ou não qualidade pela temperatura 
ou massa do mesmo, outros atribuirão qualidade simplesmente pelo preço ou horários que eles são 
oferecidos.

Assim, o desafio das organizações é conhecer o mercado que está inserido, observar os pontos 

determinantes observados pelos consumidores e aperfeiçoá-los, atentos as mudanças de percepção 
e alterações mercadológicas.

Com o aumento histórico da concorrência, demanda e oferta novamente eram mensuradas, 

fazendo com que a qualidade fosse algo primordial a quem se destacaria positivamente ou 
negativamente, observando sempre o consumidor como “termômetro”.