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A Evolução da Ideologia 
da Qualidade: História

 

1.1 - Introdução

Figura 1.0 - Qualidade - otimização de resultados. Fonte: http://www.revistadigital.com.br/2012/06/gestao-de-

qualidade-e-arma-para-as-pequenas/

Quando falamos de qualidade temos a ideia de que algo, e este a possui ou não. A ideia de 

qualidade se evidenciou a partir dos anos 50, onde o processo de industrialização e evolução dos 
consumidores em relação aos aspectos que envolvem o consumo requisitaram que as empresas 
passassem a observar questões importantes do que era oferecido ao mercado. 

No mercado consumidor, organizacional ou sem fins lucrativos, a qualidade passou a ser 

evidenciado como fator que determinará a escolha do consumidor, ou seja, será observado dentre as 
opções os possuidores ou não de características qualificadoras.

O conceito de qualidade é complexo e subjetivo. Cada consumidor possui uma visão de atribuir 

a algo a qualidade, podendo ser desde os aspectos físicos e formatos de serviços ou produtos até 
o preço ou formas de entrega. Assim, algo importante nós temos que evidenciar: cada consumidor 
perceberá qualidade de forma diferente um dos outros, ou seja, um olhar individual partindo de 
pontos observados totalmente distintos.

Neste material abordaremos questões relevantes dos aspectos que envolvem a qualidade e a 

gestão organizacional responsável em administrá-la.

Figura 1.1 - Qualidade – otimização deste o surgimento do pensamento qualificador / Fonte: http://www.

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